Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Carros mais antigos à venda no Brasil sairão de linha até 2022

Novas regras de emissões e ruídos fechará o cerco a carros que não são atualizados há muitos anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 nov 2021, 15h29 - Publicado em 25 set 2021, 00h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • carros saindo de linha
    (arte/Quatro Rodas)

    As regras de emissões e ruído Proconve PL 7, que passam a valer para todos os automóveis novos a partir de 1° de janeiro 2022, podem ter o mesmo efeito na oferta de carros novos que a obrigatoriedade de airbags e freios ABS nos carros produzidos a partir de 2014. 

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

    As novas normas vão forçar os carros com projetos mais antigos à venda hoje no Brasil a sair de linha antes que o ano acabe. A idade média do projetos dos carros vendidos a partir de 2022 vai reduzir drasticamente.

    Continua após a publicidade

    O mais difícil será cumprir com as novas exigências de controle das emissões evaporativas, o que exige um cânister de maior volume e uma medição diferente. O limite será de 0,5 g/dia em testes de 48 horas. Alguns carros não cumprem essas exigências e a atualização de seus sistemas pode não ser interessante. 

    Fiat Doblò terá ISOFIX e Top Tether para continuar em linha pelo menos até 2021

    Continua após a publicidade

    De acordo com o jornalista Fernando Calmon, os Fiat Doblò (lançado no Brasil em 2002), Uno (2010) e Grand Siena (2012), projetos mais antigos da fabricante italiana, terão sua produção interrompida em 31 de dezembro. A oferta dos três seguiria por mais alguns meses, enquanto houver estoque.

    Fiat Uno Attractive 1.0 e Way 1.3
    Fiat Uno (Divulgação/Fiat)

    A Fiat, inclusive, já havia sugerido a possibilidade do Uno deixar de ser fabricado no Brasil ou até seguir em produção, mas apenas para ser exportado a países vizinhos como acontece hoje com o Toyota Etios. Seria uma forma de nos preparar para a despedida de um carro tão marcante.

    vw-fox-2022
    Volkswagen Fox Connect (Divulgação/Volkswagen)

    A Volkswagen, que acaba de tirar de linha o Up!, fará o mesmo com o Fox. O hatch compacto, hoje campeão no custo-benefício, até já é vendido como linha 2022. Contudo, seria apenas uma estratégia para que o estoque formado antes que o ano acabe dure por alguns bons meses sem ficar mais datado do que um projeto lançado em 2003 poderia ser naturalmente.

    Continua após a publicidade
    Hyundai tem leds nas luzes de posição e nos retrovisores
    ix35 é o mais vendido das três gerações do SUV (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Outro carro datado que também está nas últimas, de acordo com Calmon, é o Hyundai iX35, lançado no Brasil em 2010. Ele já foi o carro da moda, mas você certamente não lembrava que ele ainda está em produção.

    Peugeot-Partner

    Continua após a publicidade

    Outros três carros mais antiguinhos já saíram de linha em 2021. É o caso da Chevrolet Montana (2011), do Citroën C3 (2012) e do Citroën Aircross (2010). Nessa toada, o carro com projeto mais velho vendido no Brasil poderia passar a ser o Peugeot Partner, lançado no século passado, em 1999. Isso se ele também não sair de linha.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Maio 2021

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.