As regras de emissões e ruído Proconve PL 7, que passam a valer para todos os automóveis novos a partir de 1° de janeiro 2022, podem ter o mesmo efeito na oferta de carros novos que a obrigatoriedade de airbags e freios ABS nos carros produzidos a partir de 2014.
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As novas normas vão forçar os carros com projetos mais antigos à venda hoje no Brasil a sair de linha antes que o ano acabe. A idade média do projetos dos carros vendidos a partir de 2022 vai reduzir drasticamente.
O mais difícil será cumprir com as novas exigências de controle das emissões evaporativas, o que exige um cânister de maior volume e uma medição diferente. O limite será de 0,5 g/dia em testes de 48 horas. Alguns carros não cumprem essas exigências e a atualização de seus sistemas pode não ser interessante.
De acordo com o jornalista Fernando Calmon, os Fiat Doblò (lançado no Brasil em 2002), Uno (2010) e Grand Siena (2012), projetos mais antigos da fabricante italiana, terão sua produção interrompida em 31 de dezembro. A oferta dos três seguiria por mais alguns meses, enquanto houver estoque.
A Fiat, inclusive, já havia sugerido a possibilidade do Uno deixar de ser fabricado no Brasil ou até seguir em produção, mas apenas para ser exportado a países vizinhos como acontece hoje com o Toyota Etios. Seria uma forma de nos preparar para a despedida de um carro tão marcante.
A Volkswagen, que acaba de tirar de linha o Up!, fará o mesmo com o Fox. O hatch compacto, hoje campeão no custo-benefício, até já é vendido como linha 2022. Contudo, seria apenas uma estratégia para que o estoque formado antes que o ano acabe dure por alguns bons meses sem ficar mais datado do que um projeto lançado em 2003 poderia ser naturalmente.
Outro carro datado que também está nas últimas, de acordo com Calmon, é o Hyundai iX35, lançado no Brasil em 2010. Ele já foi o carro da moda, mas você certamente não lembrava que ele ainda está em produção.
Outros três carros mais antiguinhos já saíram de linha em 2021. É o caso da Chevrolet Montana (2011), do Citroën C3 (2012) e do Citroën Aircross (2010). Nessa toada, o carro com projeto mais velho vendido no Brasil poderia passar a ser o Peugeot Partner, lançado no século passado, em 1999. Isso se ele também não sair de linha.
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