Casey Stoner vence GP da Espanha
Vitória em Jerez o aproxima de Lorenzo na liderança do Mundial
Depois da forte chuva que castigou o circuito espanhol de Jerez ter encurtado a corrida da categoria Moto2, o tempo melhorou bastante para a MotoGP e a prova foi disputada em pista seca. Quem se deu bem foi o atual campeão do mundo, o australiano Casey Stoner, da Repsol Honda, que apesar de não ter feito um bom treino classificatório no sábado soube encontrar o caminho da vitória no Grande Prêmio da Espanha, depois de uma intensa disputa com o campeão mundial de 2010, o espanhol Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing.
O companheiro de equipe de Casey Stoner, Dani Pedrosa, foi o terceiro colocado depois de lutar muito com Cal Crutchlow, da Monster Yamaha Tech3. Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini) foi o quinto colocado, enquanto Valentino Rossi conseguiu uma pequena melhora com sua Ducati em relação aos treinos de sábado para terminar na 9ª colocação, logo atrás de seu companheiro de equipe Nicky Hayden. O melhor entre as CRT foi Aleix Espargaró, que se beneficiou da desistência de Randy de Puniet.
Na Moto2, em uma corrida encurtada em função da chuva, o jovem espanhol Pol Espargaró, Pons 40 HP, conquistou sua primeira vitória, superando o compatriota Marc Márquez e Thom Lüthi (Interwetten-Paddock). Scott Redding, da Marc VDS foi o quarto, seguido por Takaaki Nakagami (Italtrans Racing Team) e seu companheiro de equipe Claudio Corti. Mika Kallio (Marc VDS), Dominique Aegerter (Technomag-CIP), Toni Elias (Mapfre Aspar Team) e Johann Zarco (JiR Moto2), piloto da equipe que Eric Granado defenderá no Mundial a partir do meio desse ano, completaram a lista dos dez primeiros.
Já na Moto3, em uma corrida muito disputada e repleta de quedas, o estreante italiano Romano Fenati (Team Italia FMI) se manteve em pé e conquistou uma bela vitória, seguido por Luis Salom (RW Racing GP), Sandro Cortese e por Alex Rins.
Classificação do GP da Espanha de MotoGP:
1 Casey STONER AUS Repsol Honda Team 45’33.897
2 Jorge LORENZO ESP Yamaha Factory Racing +0.947
3 Dani PEDROSA ESP Repsol Honda Team +2.063
4 Cal CRUTCHLOW ING Monster Yamaha Tech 3 +2.465
5 Andrea DOVIZIOSO ITA Monster Yamaha Tech 3 +18.100
6 Alvaro BAUTISTA ESP San Carlo Honda Gresini +21.395
7 Stefan BRADL ALE LCR Honda MotoGP +28.637
8 Nicky HAYDEN EUA Ducati Team +28.869
9 Valentino ROSSI ITA Ducati Team +34.852
10 Hector BARBERA ESP Pramac Racing Team +35.103
Classificação do Campeonato Mundial de MotoGP
1- Jorge LORENZO, Yamaha, 45 pontos
2- Casey STONER, Honda, 41 pontos
3- Dani PEDROSA, Honda, 36 pontos
4- Cal CRUTCHLOW, Yamaha, 26 pontos
5- Andrea DOVIZIOSO, Yamaha, 22 pontos
6- Alvaro BAUTISTA, Honda,19 pontos
7- Nicky HAYDEN, Ducati, 18 pontos
8- Stefan BRADL, Honda, 17 pontos
9- Valentino ROSSI, Ducati, 13 pontos
10- Hector BARBERA, Ducati, 13 pontos