Telefone, GPS, rádio e bluetooth são alguns dos recursos que esperamos encontrar em uma central multimídia. Mas ninguém espera, obviamente, que o sistema quase mate o motorista de susto. Foi mais ou menos isso que aconteceu com uma proprietária de um Tesla Model 3, na China.
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Tudo começou logo pela manhã do último dia 27 de abril. A usuária, identificada apenas como Senhora Zheng, foi usar o carro para ir ao trabalho quando, de repente, o sistema de som saía do mudo para o volume mais alto sucessivas vezes. O defeito parou de ocorrer e a dona do Tesla deixou a história para lá.
Mas o negócio ficou assustador à noite. Zheng disse, em entrevista ao jornal local “Chegdu Business Daily”, que quando foi buscar a filha da aula de inglês, a central começou a reproduzir uma história no aplicativo Himalaya, por conta própria.
Quase no mesmo momento, o ar-condicionado começou a ligar e desligar, enquanto o app alternava histórias sem que ninguém mexesse na tela do painel.
Zheng, então, ligou para o serviço de atendimento da montadora que recomendou apenas que o carro fosse desligado e ligado novamente para que os problemas fossem resolvidos. A usuária preferiu ir logo para casa e fazer o procedimento depois.
Já na garagem, a chinesa seguiu a recomendação. Ao ligar o Model 3 de novo, o sistema subitamente reproduziu uma voz feminina assustadora dizendo: “minha morte foi tão injusta!”. Não é preciso nem dizer que Zheng e a filha ficaram apavoradas. A usuária disse ao jornal chinês que tudo parecia um filme de terror.
Após o episódio, ela levou o carro ao serviço de pós-venda da Tesla, que trocou a central multimídia com defeito por uma nova. O problema, em tese, foi resolvido, mas Zheng disse que ainda não se sente segura para dirigir sozinha novamente.