Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chery Arrizo 5 turbo chega em novembro com preço de VW Virtus

Sedã começou a ser fabricado em Jacareí (SP)

Por Henrique Rodriguez com Péricles Malheiros, de Jacareí (SP)
22 out 2018, 19h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chery Arrizo 5 (1)
    Sedã tem porte equivalente ao de um VW Virtus (Divulgação/Chery)

    A Caoa Chery antecipou todos os detalhes do Arrizo 5, seu sedã intermediário que começa a ser vendido no Brasil em novembro. Sua produção na fábrica de Jacareí (SP) já começou.

    Por aqui, o Chery Arrizo 5 será vendido em duas versões, RX e RXT, sempre com motor 1.5 turbo flex sem injeção direta e câmbio automático CVT que simula sete marchas.

    Este motor é baseado no 1.5 16V de 115/110 cv que equipa o SUV Tiggo 2. Com turbo, chega aos 147 cv quando abastecido com gasolina e 150 cv com etanol. O torque máximo de 19,37 mkgf vem a 5.500 rpm, independente do combustível.

    Chery Arrizo 5 (2)
    Porta-malas tem capacidade de 430 litros (Divulgação/Chery)

    O Arrizo 5 deverá mirar em sedãs compactos e intermediários, como Fiat Cronos, Chevrolet Cobalt, Honda City e Volkswagen Virtus.

    Tem 4,57 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,48 m de altura. O Volks, maior dos quatro, tem 4,48 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,46 m de altura e 1,75 m. 

    O porta-malas tem capacidade de 430 litros.

    Continua após a publicidade
    Chery Arrizo 5 (6)
    Arrizo 5 será vendido em duas versões. Só a mais cara tem rodas aro 17″ (Divulgação/Chery)

    Desde a versão de entrada, RX, tem de série luzes diurnas, roda de liga leve aro 16, controles de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas e Isofix.

    A lista de equipamentos ainda inclui ar-condicionado digital, câmera de ré, volante multifuncional (apenas com ajuste de altura), direção elétrica, controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, partida por botão e ESP com assistente de partida em rampa.

    Chery Arrizo 5 (4)
    Versão RXT tem teto solar de série (Divulgação/Chery)

    A central multimídia tem tela de 7″ e tem espelhamento para aparelhos Android e iOS.

    A versão RXT soma airbags laterais, rodas de liga leve aro 17, teto solar elétrico e bancos revestidos em couro. Uma particularidade: não há faróis de neblina, o nicho é ocupado pelas luzes diurnas de led. 

    Embora não tenha cravado os preços, a Chery disse que seu sedã terá etiqueta entre os R$ 69.000 e R$ 79.000.

    Continua após a publicidade

    Um Virtus com motor 1.0 turbo de 128 cv custa entre R$ 74.680 e R$ 79.990. Já o 1.6 automático, de 117 cv, parte dos R$ 66.525.

    A Chery espera vender entre 300 e 400 unidades do Arrizo 5 por mês ao longo de 2019.

    Como é o Chery Arrizo 5?

    Nosso primeiro contato é com o carro parado, ainda dentro da fábrica. Uma boa oportunidade para analisar ele por dentro e também para aprender a dizer seu nome.

    Chery Arrizo 5 (9)
    Painel não tem o design mais atual, mas tem boa qualidade (Divulgação/Chery)

    A CAOA Chery não soube informar a origem do nome Arrizo. Mas uma coisa é certa: apesar dos dois “r” a pronuncia é “Arizo”.

    A unidade exposta exigia mais força para o fechamento da porta do motorista e tinha desalinhamento em peças como o friso cromado lateral e a tampa do porta-malas.

    Continua após a publicidade
    Chery Arrizo 5 (5)
    Bancos traseiro não é bi-partido (Divulgação/Chery)

    Apesar da boa capacidade de 430 l, o porta-malas é curto. O banco traseiro é inteiriço, mesmo que não exista uma travessa que o impedisse de ser bi-partido.

    De acordo com a Caoa Chery, essa característica rendeu reclamações de consumidores nas clínicas que fez e existe a possibilidade de adotar um sistema bi-partido mais tarde.

    Chery Arrizo 5 (7)
    Partida por botão é equipamento de série (Divulgação/Chery)

    O motorista estranhará a falta de ajuste telescópico para a coluna de direção e a densidade da espuma do banco. De tão macio, chega a ser instável e passa a sensação de qualidade inferior.

    Mas há um detalhe interessante: a tampa do porta-luvas tem descida amortecida, coisa de carro mais caro.

    O interior é convincente, especialmente pelos painéis de porta e pelos pouquíssimos parafusos visíveis. Mas o grafismo do painel é bem conservador e a central multimídia não tem Android Auto ou Apple Carplay.

    Continua após a publicidade
    Chery Arrizo 5 (8)
    Central multimídia tem espelhamento de tela de smartphones (Divulgação/Chery)

    Atrás, o espaço é bom e o túnel central é bem baixo, o que melhora a vida do quinto passageiro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.