Chery iCar vira SUV elétrico aventureiro com 150 cv e jeitão de Defender
SUV iCar 03 é o primeiro carro da nova submarca de elétricos da Chery e não tem nada a ver com o compacto vendido por aqui
Fique tranquilo, ninguém colocou fermento na linha de produção do Caoa Chery iCar. Na verdade, é só aqui que o compacto recebe esse nome: em sua terra natal, iCar é o nome da mais recente marca Chery (parte chinesa da joint venture exclusiva do Brasil), que está lançando seu SUV aventureiro, o iCar 03, que tem um jeitão de Land Rover Defender.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês divulgou algumas especificações e informações sobre o iCar 03 e agora sabemos como será o SUV, inicialmente mostrado como protótipo durante o Shanghai Auto Show, em abril.
Pelas imagens, fica a impressão de que o utilitário é menor do que parece. São 4,40 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos. Ou seja, ele fica próximo das medidas do Defender 110, o modelo intermediário da família que mede 4,63 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos.
No design, exceto pela configuração bicolor, não há muito do compacto. O iCar 03 é mais original e utiliza linhas bem retilíneas para trazer robustez e esportividade off-road. Na dianteira, ele traz um conjunto de luzes que formam um ‘L’ invertido. Os faróis são unidos por uma barra preta bem que traz o nome ‘ICAR’ reforçando a identidade da nova marca voltada ao público mais jovem.
As rodas podem ser de 18’’ ou 19’’ e são emolduradas por uma para-lamas em preto e de forma mais quadrada. Na traseira, o que chama atenção são os pares de luzes bem grandes e também verticais. Além disso, há um pequeno maleiro sobressalente, que é independente do resto do porta-malas.
O interior do iCar 03 é bem refinado e as imagens divulgadas estão bem de acordo com o protótipo apresentado em abril. O estofamento dos banco é em duas cores, combinando preto com um verde ‘militar’.
Na cabine, a central multimídia chama atenção pelo seu tamanho considerável. Ao seu lado há um display independente para o passageiro, além do quadro de instrumentos que também é digital. O console central não traz muitos botões, mas apenas o seletor de modos de condução com acabamento que lembra um diamante e os espaços para carregador wireless e porta-copos duplo.
Embora sua produção já tenha sido iniciada, não temos informações completas sobre as motorizações disponíveis. Sabe-se que o iCar 03 usa as antigas baterias de lítio-ferro-fosfato, ao invés das próximas baterias de íons de sódio Ener-Q, mais baratas e menos suscetíveis à perda de autonomia durante o frio.
Inicialmente, ele será equipado com motor único de 184 cv e tração exclusivamente dianteira, podendo chegar aos 150 km/h. Mas como sua proposta é ser aventureiro, em um futuro próximo, o iCar 03 será equipado também com dois motores, um em cada eixo, fornecendo tração nas quatro rodas e mais capacidade off-road.
A produção do iCar 03 começou no início desse mês, o que fez com que as primeiras entregas fossem antecipadas de outubro para “em breve”. Ainda sem preço divulgado, especula-se que o modelo parta dos 150.000 yuans, equivalente a quase R$ 100.500. Além do SUV, a Chery ainda prepara o lançamento de um esportivo para a família iCar.