Quando o assunto é construção, os chineses são realmente rápidos. A fábrica da Chery em Qingdao começou a ser erguida em setembro de 2020 e foi inaugurada agora. Mas os equipamentos só estarão prontos para operar em setembro, quando os trabalhos completarão dois anos.
O mais importante é que esta nova fábrica será responsável pela produção de um SUV inédito que poderá chegar ao Brasil nos próximos anos, o Exeed AtlantiX. Será o carro mais luxuoso e refinado da Chery
A Exeed, marca de luxo da Chery, vem se movimentando há alguns meses para iniciar suas operações no Brasil independente da Caoa, que representa a Chery no país. O AtlantiX é um pouco maior que o Exeed TXL, que tem 4,8m de comprimento e já foi confirmado para o Brasil. O modelo ainda e chamado internamente de Exeed M38T.
O complexo fabril terá capacidade para entregar 200.000 carros por ano e custou 13 bilhões de yuans, o equivalente a R$ 10 bilhões. Estão incluídas setores de estamparia, soldagem (com 350 robôs instalados), linhas de pintura (com 78 robôs) e montagem.
O início da produção está previsto para 18 de novembro, mas a primeira carroceria soldada já foi apresentada e dá uma boa ideia das modificações feitas no projeto desde que o AtlantiX foi mostrado, ainda na forma de um conceito. O que muda, principalmente, é a estrutura das portas, simplificadas. A carroceria aparenta ser a mesma.
Na cabine, apenas o formato do painel será aproveitado do carro-conceito. Contudo, em vez de uma única tela com 24,6”, serão duas telas de 12,3” cada. Além disso, terá um sistema de mídia com comunicação 5G e função de atualização de software pela internet.
O AtlantiX conceitual não teve mecânica anunciada à época, mas sabe-se que o projeto Exeed M38T prevê um motor 2.0 turbo com 41 kgfm de torque, cambio automático de oito marchas, tração nas quatro rodas e até suspensão adaptativa, algo inédito nos carros da empresa. O carro mais luxuoso e refinado da história da Chery estreia no final do ano.