Chevrolet Bolt muda, ganha inédita versão SUV e ensaia o futuro da GM
Primeiro carro elétrico da GM ganha novo visual e até uma versão SUV que lembra o Tracker
Até 2025, a GM lançará 30 modelos novos totalmente elétricos, com 40% dos modelos vendidos nos Estados Unidos sendo movidos a eletricidade. O Bolt atualizado e sua inédita versão SUV já entram nessa conta.
As mudanças deixaram o Bolt com visual mais futurista. A frente do modelo que mistura formas de hatch e monovolume dá mais destaque às luzes diurnas do que aos faróis, que parecem se camuflar mais abaixo naquilo que mais parece uma tomada de ar.
A grade, ainda que seja falsa, se faz presente e simula uma trama em formato de colmeia. O capô também é novo.
A traseira tem novo para-choque com área sem pintura maior, enquanto as lanternas ficaram mais estreitas, aumentando a área do vidro traseiro.
Lançado em 2017, o Chevrolet Bolt já teve mais de 100.000 unidades vendidas em todo o mundo. E a fabricante escutou seus clientes para criar um novo painel para o modelo.
Há um novo volante, novo console central, novos comandos para o ar-condicionado e o seletor do câmbio por joystick foi trocado por botões. A central multimídia ganhou compatibilidade sem fio com Apple Carplay e com aplicativos, como Alexa, Spotify e The Weather Channel.
Um Bolt na forma de SUV
Inédito, o Chevrolet Bolt EUV é a versão SUV do Bolt. A despeito da semelhança nas formas, todas as peças da carroceria são exclusivas dele. Mas a principal diferença está no comprimento 16 cm maior, sendo que o ganho no entre-eixos foi de 7,4 cm. Isso aumenta o espaço interno e, principalmente, o espaço no banco traseiro.
Mas o painel é praticamente igual entre os dois Bolt. A diferença é que o EUV é melhor equipado, tendo carregador sem fio para smartphones de série e opcionais como teto solar panorâmico e bancos dianteiros aquecidos e ventilados, e traseiros aquecidos.
Mas o opcional mais importante é o Super Cruise, sistema de condução semiautônoma que permite viagens sem as mãos no volante por mais de 321.900 km de rodovias nos EUA.
Mecânica compartilhada
Os dois Bolt têm baterias de 65 kWh de íons de lítio, que alimenta o motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm. Isso também significa que o Bolt EUV só tem tração dianteira. Também é do SUV a menor autonomia: 402 km contra os 416 km da versão convencional, por conta do tamanho e do peso maior.
Ambos saem de fábrica com um carregador rápido de 11 kW que repõe 160 km em meia hora, no caso do Bolt convencional.