Chevrolet Equinox híbrido plug-in tem três motores e consumo de 95 km/l
Sistema híbrido semelhante ao do Haval H6 permite que o carro ande só com o motor elétrico a até 180 km/h, com autonomia elétrica de 155 km
A Chevrolet, que passou anos dedicada aos carros elétricos nos Estados Unidos, sinalizou que voltará a ter carros híbridos por lá para ajudar na transição energética. Um dos meios para isso será aproveitar a mecânica do Chevrolet Equinox Plus PHEV, versão híbrida da nova geração do SUV médio que acaba de ter detalhes técnicos divulgados na China.
Esta nova geração do Equinox também será fabricada no México. Por enquanto, porém, só o modelo chinês é híbrido. Ele combina uma versão do motor 1.5 Ecotec turbo que funciona em ciclo Atkinson (que o torna 11% mais econômico) a um motor elétrico em paralelo, que o auxilia em acelerações e em velocidades constantes, e também pode funcionar como um gerador.
A energia gerada alimenta um segundo motor elétrico acoplado ao câmbio DHT, que combina marchas físicas com o impulso desse motor elétrico. A energia que sobra é acumulada na bateria, que pode ser recarregada em estações de carregamento externas.
Não é um sistema tão diferente dos GWM Haval H6 PHEV, não fosse pelos números. Combinados, os três motores entregam até 180 cv e 25,5 kgfm. A disponibilidade de torque dos motores elétricos ajudam no desempenho: a Chevrolet declara um 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
Ao mesmo tempo, o consumo médio declarado no ciclo chinês é de 95,2 km/l. A bateria, que não teve sua capacidade divulgada, seria responsável por um número tão bom. Ela permite que o carro rode até 155 km em modo elétrico. Usando apenas o motor elétrico conectado ao câmbio, o Equinox híbrido pode andar a 180 km/h por até 35 minutos contínuos. A autonomia total no ciclo chinês chegaria aos 100 km/h.
Na China, o Chevrolet Equinox Plus será vendido nas versões RS e Activ, uma com visual esportivo e outra com proposta off-road. Ambos seguem de perto o modelo norte-americano, com a nova linguagem de design da Chevrolet, com dianteira que lembra a nova geração do Chevrolet Blazer, além de novo interior que combina o quadro de instrumentos digital com a central multimídia de 11 polegadas – como na Spin e na nova S10.
A traseira é onde os engenheiros da Chevrolet foram mais conservadores, mas não foge ao estilo dos outros SUVs da Chevrolet vendidos nos EUA. As lanternas são separadas e avançam até a lateral do SUV. Por sinal, o para-choque traseiro sempre tem a parte inferior com plástico sem pintura. O lançamento na China será no final deste mês, durante o Salão de Pequim.