Em fevereiro de 2014, um acidente bizarro ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação do planeta: um buraco enorme havia se aberto no National Corvette Museum, em Kentucky (Estados Unidos) e engolira oito unidades icônicas do tradicional esportivo da Chevrolet. Com toda a comoção que decorreu do fato, a montadora se propôs a contribuir na restauração desses exemplares.
Eis que, nessa semana, a Chevrolet anunciou a conclusão do processo de restauração de um desses Corvettes. Trata-se de um conversível branco produzido em 1992 e, mais importante do que isso, o milionésimo Corvette que saiu das linhas de montagem da GM.
Nada menos do que quatro meses foram necessários para concluir a recuperação do modelo – além de uma força-tarefa de 1.200 horas de trabalho somando todos os envolvidos no processo.
Praticamente todas as peças foram recuperadas, com exceção de dois componentes assinados (houve um processo de digitalização e transferência das assinaturas). Um terceiro componente assinado estava muito comprometido para ser recuperado ou digitalizado, de modo que a montadora foi até a responsável pela assinatura e pediu um novo visto.
A lista de itens totalmente recuperados é longa: capô, para-choque, painéis inferiores da carroceria, sistema de exaustão, pintura, rodas e o revestimento interno de couro vermelho (incluindo os encostos de cabeça com a inscrição “1.000.000th Corvette”). Já o motor 5.7 e a transmissão do exemplar não foram comprometidos.
O toque final da restauração foi o adesivo “1.000.000th” na parte superior do para-brisa. Aqui, vale mencionar uma curiosidade: o arquivo gráfico utilizado para imprimir o adesivo original havia sido armazenado pela Chevrolet, permitindo que ele fosse reimpresso com total fidelidade.
Agora, prepare-se para se surpreender com as fotos do Corvette restaurado. Veja abaixo o antes e o depois por vários ângulos.
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