“Quando o trabalho é bem feito a inveja é pesada”. Talvez seja o que passe pela cabeça dos executivos da Chevrolet neste exato momento, vendo a produção do Onix suspensa.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Após meses de liderança absoluta no ranking de vendas, o modelo precisou ter sua fabricação vitimada pela escassez de suprimentos e agravamento da pandemia para, enfim, ceder a majestade à Fiat Strada.
A GM, entretanto, garante que é um problema temporário e, por isso, preparamos tudo que você precisará saber na hora de adquirir o modelo em suas variantes hatch e sedã.
Em sua linha 2022, o Onix e o Onix Plus ousaram pouco, já que as mudanças profundas vieram no anos anteriores. Mesmo assim, a família representa o processo de aperfeiçoamento da GM desde a época do Celta e Agile. Os erros cometidos serviram de lição para a Chevrolet, a cada ano que passa, buscar refinar seu carro-chefe, atendendo o que entende como anseios do mercado.
O Onix 2022 se destaca por seu design e acabamento adequado ao preço, sempre competitivo mesmo com reajustes. Além disso, a ampla gama de versões e opcionais favorece que o consumidor com poder aquisitivo mais limitado possa equilibrar com precisão suas necessidades e orçamento.
Motores do Chevrolet Onix 2022
Tudo é válido na hora de manter o preço competitivo. Por isso, a Chevrolet segue optando por apenas um motor em toda a família Onix, incluindo o Onix Plus. Ele tem versão aspirada e turbo.
Trata-se do Ecotec 1.0, com três cilindros em linha e 12 válvulas, com bloco de alumínio, correia dentada imersa em óleo a fim de reduzir ruídos e uma série de outras medidas que tornaram-no bem aceito no mercado.
Na versão aspirada, o 1.0 gera 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque. Essa variante, entretanto, é exclusividade dos modelos de entrada, já que a maioria dos Onix e Onix Plus vendidos utiliza o 1.0 turbo, com 116 cv e 16,8 kgfm.
O turbocompressor amplia significantemente o desempenho sem sacrificar o consumo, que chega a 17,0 km/l na estrada, com gasolina, com câmbio manual de seis marchas, segundo dados do Inmetro. Vale lembrar que ele tem injeção multiponto, não injeção direta.
O modelo mais econômico, entretanto, é o Onix Plus 1.0 de 80 cv manual, que atinge 17,7 km/l na estrada e 14,3 km/l em regime urbano. O equivalente hatch marca 13,9 km/l e 16,7 km/l nas mesmas condições.
Onix 2022: preços e versões
– Onix 1.0 2022 (R$ 66.450)
– Onix LT 1.0 2022 (R$ 68.690)
– Onix AT Turbo 2022 (R$ 68.390)
– Onix LT Turbo 2022 (R$ 74.550)
– Onix LTZ Turbo 2022 (R$ 78.350)
– Onix RS Turbo 2022 (R$ 85.350)
– Onix Premier Turbo 2022 (R$ 89.590)
– Onix Premier 2 Turbo 2022 (R$ 93.190)
– Onix Plus LT 1.0 2022 (R$ 72.390)
– Onix Plus AT Turbo 2022 (R$ 68.390)
– Onix Plus LT Turbo 2022 (R$ 79.750)
– Onix Plus LTZ Turbo 2022 (R$ 83.550)
– Onix Plus Premier Turbo 2022 (R$ 94.290)
– Onix Plus Premier Midnight Turbo 2022 (R$ 93.150)
– Onix Plus Premier 2 Turbo 2022 (R$ 97.750)
Principais itens de série e opcionais de cada versão do Onix 2022
Onix 1.0 2022: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, assistente de partida em aclive, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, banco traseiro bipartido e rebatível, computador de bordo, quatro alto-falantes, controle eletrônico de estabilidade e tração, comandos de rádio no volante, rádio Bluetooth com entrada USB dupla, roda de de aço de aro 14″, sistema Isofix e Top Tether, ABS e EBD, assistência de frenagem de urgência, vidros e travas elétricas, direção elétrica progressiva.
Onix LT 2022: todos os equipamentos da versão anterior mais alarme antifurto, banco do motorista com regulagem de altura, espelhos retrovisores elétricos e na cor do veículo (assim como as maçanetas), central multimídia Chevrolet MyLink com touchscreen de 8’’ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, conexão Bluetooth dupla e roda de aço de aro 15″.
Pacote de opcionais (R$ 2.660): acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, abertura das portas através de sensor de aproximação na chave, sistema de partida sem chave e roda de liga leve de aro 15’’.
Onix AT Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix 1.0 2022 mais console central com descansa-braço e transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS).
Onix LT Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix LT 1.0 mais roda de liga leve de aro 15’’.
Opcionais (R$ 6.040): console central com descansa-braço, controle de velocidade de cruzeiro e transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS).
Onix LTZ Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix LT Turbo 2022 mais acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, conjunto de seis alto-falantes, partida sem chave, faróis de neblina, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT e sensor de estacionamento traseiro.
Opcionais (R$ 5.940): controle de velocidade de cruzeiro, transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS) e volante esportivo com revestimento premium.
Onix Premier Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix LTZ Turbo 2022 mais acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e cinza “Mid Ash Gray, bancos híbridos (tecido e revestimento premium), faróis dianteiros do tipo projetor, friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, DRL em led, maçanetas internas cromadas, assistente OnStar com Wi-Fi integrado, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Onix Premier 2 Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Premier Turbo 2022 e acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e marrom “Maple Sugar”, alerta de pontos cegos, ar-condicionado digital automático, bancos com revestimento premium, carregamento de smartphone por indução, sistema de estacionamento automático Easy Park, lanternas em led, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.
Onix RS Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix LTZ Turbo 2022 mais acabamento interno na cor preto “Jet Black” com detalhes em vermelho e preto “High Gloss”, bancos com revestimento híbrido na cor preto “Jet Black” exclusivo da linha RS, espelhos retrovisores externos elétricos em “High Gloss”, faróis dianteiros tipo projetor com máscara negra, grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto, logomarca Chevrolet na cor preta, DRL em led, maçanetas internas cromadas, roda de liga leve aro 16″ com design exclusivo em High Gloss, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e aerofólio traseiro e teto pintado na cor preta.
Principais itens de série e opcionais de cada versão do Onix Plus 2022
Onix Plus LT 2022: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme antifurto, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, computador de bordo, quatro alto-falantes, computador de bordo, controlador de limite de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, comandos de rádio no volante, Chevrolet MyLink com touchscreen de 8″ e suporte a Android Auto e Apple Carplay, roda de de aço de aro 15″, espelhos retrovisores externos elétricos e maçanetas na cor do veículo, sistema Isofix e Top Tether, ABS e EBD, assistência de frenagem de urgência, vidros e travas elétricas, direção elétrica progressiva.
Opcionais (R$ 2.860): acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, abertura das portas através de sensor de aproximação na chave, sistema de partida sem chave e roda de liga leve de aro 15’’.
Onix Plus AT Turbo 2022: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, assistente de partida em aclive, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, banco traseiro bipartido e rebatível, computador de bordo, console central com descansa-braço, quatro alto-falantes, controle eletrônico de estabilidade e tração, comandos de rádio no volante, rádio bluetooth com entrada USB dupla, roda de de aço de aro 15″, sistema Isofix e Top Tether, ABS e EBD, assistência de frenagem de urgência, vidros e travas elétricas, direção elétrica progressiva.
Onix Plus LT Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Plus LT 2022 mais coluna de direção com regulagem em altura e profundidade.
Opcionais (R$ 6.100): console central com descansa-braço, controlador de velocidade de cruzeiro e transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS).
Onix Plus LTZ Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Plus LT Turbo 2022 mais acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, seis alto-falantes, console central com descansa-braço, abertura das portas através de sensor de aproximação na chave, sistema de partida sem chave, faróis de neblina, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT, sensor de estacionamento traseiro.
Opcionais (R$ 6.040): controlador de velocidade de cruzeiro, transmissão automática seis velocidades com opção de troca manual (ERS) e volante esportivo com revestimento premium.
Onix Plus Premier Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Plus LTZ Turbo 2022 mais acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e cinza “Mid Ash Gray, bancos híbridos (tecido e revestimento premium), faróis dianteiros do tipo projetor, friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, DRL em led, maçanetas internas cromadas, assistente OnStar com Wi-Fi integrado, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Onix Plus Premier 2 Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Plus Premier Turbo 2022 e acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e marrom “Maple Sugar”, alerta de pontos cegos, ar-condicionado digital automático, bancos com revestimento premium, carregamento de smartphone por indução, sistema de estacionamento automático Easy Park, lanternas em led, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.
Onix Plus Premier Midnight Turbo 2022: todos os equipamentos do Onix Plus LTZ Turbo 2022 mais acabamento interno na cor preto “Jet Black” com detalhes em vermelho e preto “High Gloss”, bancos com revestimento híbrido na cor preto “Jet Black” exclusivo da linha Midnight, espelhos retrovisores externos elétricos em “High Gloss”, faróis dianteiros tipo projetor com máscara negra, grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto, logomarca Chevrolet na cor preta, DRL em led, maçanetas internas cromadas, roda de liga leve aro 16″ com design exclusivo em High Gloss, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e aerofólio traseiro e teto pintado na cor preta.
Consumo do Chevrolet Onix 2022
Com basicamente a mesma mecânica de sua linha anterior, é possível obter o consumo do Chevrolet Onix a partir de versões anteriores. No caso do Onix Plus de QUATRO RODAS, por exemplo, os testes apontaram consumo, com gasolina, na casa de 11,8 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada).
Apesar de maior e mais pesado, o sedã atinge melhor consumo por conta de sua aerodinâmica, uma vez que o terceiro volume otimiza o fluxo de ar enquanto a traseira mais reta da versão hatch gera turbulência na traseira.
Preços das revisões do Chevrolet Onix 1.0 aspirado 2021
– 10.000 km: R$ 416,00
– 20.000 km: R$ 736,00
– 30.000 km: R$ 624,00
– 40.000 km: R$ 804,00
– 50.000 km: R$ 600,00
– 60.000 km: R$ 736,00
– 70.000 km: R$ 576,00
– 80.000 km: R$ 784,00
– 90.000 km: R$ 716,00
– 100.000 km: R$ 996,00
Preços das revisões do Chevrolet Onix 1.0 turbo 2021
– 10.000 km: R$ 424,00
– 20.000 km: R$ 744,00
– 30.000 km: R$ 632,00
– 40.000 km: R$ 812,00
– 50.000 km: R$ 608,00
– 60.000 km: R$ 688,00
– 70.000 km: R$ 744,00
– 80.000 km: R$ 792,00
– 90.000 km: R$ 724,00
– 100.000 km: R$ 1.048,00
Preços das revisões do Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado
– 10.000 km: R$ 416,00
– 20.000 km: R$ 736,00
– 30.000 km: R$ 624,00
– 40.000 km: R$ 804,00
– 50.000 km: R$ 600,00
– 60.000 km: R$ 736,00
– 70.000 km: R$ 576,00
– 80.000 km: R$ 784,00
– 90.000 km: R$ 716,00
– 100.000 km: R$ 996,00
Preços das revisões do Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo
– 10.000 km: R$ 424,00
– 20.000 km: R$ 744,00
– 30.000 km: R$ 632,00
– 40.000 km: R$ 812,00
– 50.000 km: R$ 608,00
– 60.000 km: R$ 744,00
– 70.000 km: R$ 584,00
– 80.000 km: R$ 792,00
– 90.000 km: R$ 724,00
– 100.000 km: R$ 1.048,00