Enquanto a escassez de matérias-primas que atinge a indústria automotiva persiste, um dos principais atingidos pela crise no Brasil, o Chevrolet Onix, ensaia seu retorno definitivo após meses de paralisação. A partir da próxima segunda-feira (16), a GM voltará a produzir o carro mais vendido do país em 2020, apurou QUATRO RODAS antes que a marca oficializasse a decisão.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Fabricados na cidade gaúcha de Gravataí, tanto o Onix quanto o sedã Onix Plus deixaram de ser fabricados em março, quando houve produção por uma semana apenas. Àquela altura, a linha 2022 dos dois modelos havia acabado de ser anunciada.
Contudo, o que era pra ser uma interrupção temporária se transformou em dois meses de parada antes de se tornar quase um semestre.
Com a interrupção, o então líder em vendas no Brasil despencou nos rankings, abrindo espaço para modelos como os Fiat Argo e Strada abocanharem mercado ajudados pela capacidade da dupla Fiat-Jeep em manter-se operante em meio ao caos que já atingiu todas as grandes montadoras, globalmente.
Sem estoque para tanto tempo, o Onix sumiu das concessionárias Chevrolet, que chegaram a emplacar 20.000 unidades ao mês em tempos áureos. Esse cenário gerou filas de espera de 150 dias e, posteriormente, bloqueio de novos pedidos.
Retomada gradual
Funcionando inicialmente em turno único, a fábrica gaúcha da Chevrolet já está sendo ocupada novamente por trabalhadores, a fim de prepará-la para começar a semana que vem já produzindo novas unidades.
Essas, entretanto, já têm dono: desde junho concessionárias vêm preparando listas de espera já pensando na retomada produtiva. Os clientes escolhem o carro e assinam um termo, garantindo ciência de que a entrega ocorrerá mediante a resolução da crise, que persistirá até 2022.
“O retorno da produção é importante, pois vamos começar a atender aos milhares de clientes que aguardam pelo produto nas concessionárias Chevrolet pelo país”, endossou Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
Sem mudanças em relação à linha anterior, os Onix e Onix Plus 2022 deverão chegar às concessionárias no esquema de sempre antes do fim de setembro. Tanto o hatch quanto o sedã oferecem motores 1.0 turbo e aspirados, com seis níveis de acabamento. O Onix 2022 parte de R$ 74.550, enquanto o Onix Plus 2022 mais barato custa R$ 79.750.
Questionada por QUATRO RODAS, a Chevrolet não afirmou se há riscos de novas paradas ou se prevê quando retornará ao ritmo normal de produção da dupla.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.