Chevrolet Onix Plus sai de linha no México para ser importado… da China
GM anuncia o fim da produção em solo mexicano, que passará a vender as unidades fabricadas na China
O Chevrolet Onix Plus terá sua produção encerrada no México, onde é conhecido apenas como Onix. A fábrica de San Luís de Potosí vai encerrar a montagem do sedã em maio para aumentar a produção dos GMC Terrain e Chevrolet Equinox. Mas esse não será o fim do sedã compacto no país.
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Segundo a GM, a venda do Chevrolet Onix seguirá normalmente e todos os modelos vendidos no mercado mexicano passarão a ser importados da fábrica de Dong Yue, na China.
A decisão não vale só para o México: todo o resto da América Latina passará a receber os veículos produzidos no território Chinês. A Exceto pelo Brasil, que produz as versões hatch e sedã com configurações distintas.
Tanto no mercado chinês quanto no mexicano, o Onix Plus é vendido com os mesmos motores: 1.2 turbo de 130 cv (mesmo do nosso Chevrolet Tracker), na versão topo de linha, e 1.0 turbo de 114 cv (no Brasil são 116 cv), nos mais básicos. Segundo a montadora, toda a mudança faz parte de uma nova estratégia de produção.
“A GM tem capacidade e flexibilidade para produzir seus veículos em qualquer uma de suas fábricas ao redor do mundo, por isso revisa periodicamente seus planos para determinar o que melhor se adapta à sua estratégia de fabricação para atender à demanda do mercado”, disse Teresa Cid, diretora de comunicação e relações públicas da GM México.
Com a saída do Onix, a fábrica de San Luis de Potosí passará a fabricar apenas os SUVs Chevrolet Equinox e o GMC Terrain — este, exclusivo para América do Norte –, que terão sua produção aumentada. De acordo com montadora, 1.300 novos empregados serão contratados para a planta, que terá um contingente geral de cerca de 6.700 empregados.
Assim como no Brasil, o Onix também sofreu com a crise dos semicondutores em terras mexicanas. Por lá, o sedã teve sua produção iniciada em dezembro de 2019 com grandes pretensões. Mas a chegada da pandemia do COVID 19, junto com a escassez global de semicondutores não permitiram que o modelo prosperasse como esperado.
No Brasil, a produção do Onix Hatch e Plus segue paralisada desde 21 de fevereiro. O motivo dessa vez seria a “atualização da linha de montagem” , porém a empresa não deu maiores detalhes.