Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Onix sai de linha na China por rejeição a motores três cilindros

Após alguns anos vendendo bem, Chevrolet Onix encalhou e passou a ser vendido com 45% de desconto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 jul 2023, 16h25 - Publicado em 31 jul 2023, 11h46
CHEVROLET ONIX REDLINE 2023
 (Divulgação/Chevrolet)
Continua após publicidade

O Chevrolet Onix saiu de linha na China, justamente o país onde a atual geração foi desenvolvida. O sedã compacto chegou a figurar entre os mais vendidos do seu segmento, mas desde 2022 estava encalhando nas concessionárias mesmo com novas versões. O sedã nem sequer ganhou linha 2023.

Na verdade, a Chevrolet passou os últimos seis meses tentando zerar os estoques com estratégias como descontos de até 45% e repasses para lojistas regionais. O Onix não aparece mais na home do site da Chevrolet na China, mas sua página continua ativa anunciando a linha 2022.

CHEVROLET ONIX REDLINE 2023
(Divulgação/Chevrolet)

A versão topo de linha Redline, com motor 1.0 turbo de 125 cv e câmbio automático de seis marchas era vendida por 89.000 yuan e passou a 59.000 yuan com desconto, o equivalente a R$ 39.000.

Continua após a publicidade

Em março de 2022 a Chevrolet ainda chegou a lançar versões mais baratas com motor três cilindros 1.3 aspirado de 107 cv e câmbio manual de cinco marchas por 79.000 yuan. Estas mesmas unidades passaram a ser vendidas por 44.000 yuan, um desconto de 45% que jogou o sedã para o equivalente a cerca de R$ 30.000.

w800_yichecar_a762b3110bff43efb4682a0c20a65cbb.jpeg
Lote de Chevrolet Onix 0km encalhados na província de Hubei, na China, em junho de 2022 (Yiche Car/Reprodução)

Essa versão foi uma tentativa de melhorar as vendas do sedã compacto, mas em vão. O mercado chinês tem forte rejeição aos motores de três cilindros e esse foi um dos motivos que, em conjunção, forçaram o fim da produção do Chevrolet Onix na China.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A imprensa local relata reclamações com vibração e ruído do motor 1.0 turbo do Onix, além de alguma agressividade do câmbio automático nas arrancadas. Mas a rejeição por motores de três cilindros vai além disso, é semelhante a rejeição que o consumidor brasileiro teve de carro com quatro portas e motor 16V.

Chevrolet Onix Plus 2020
Versão brasileira é idêntica a chinesa (Divulgação/Chevrolet)

A Ford, inclusive, chegou a abandonar seu motor três cilindros 1.5 EcoBoost na China por isso – e o Escort chinês nunca conseguiu recuperar as vendas.

Continua após a publicidade
Chevrolet Onix Sedan Prisma
Motor 1.0 turbo de três cilindros não caiu no gosto dos chineses (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Em 2022, o melhor mês do Chevrolet Onix em vendas na China foi junho, com 2.841 emplacamentos. Em seu melhor momento, chegou a ter 10.000 carros vendidos por mês e mais de 100.000 carros vendidos por ano.

onx
Interior do sedã brasileiro é praticamente igual ao do modelo chinês (Divulgação/Chevrolet)

Outro motivador foi o lançamento do novo Chevrolet Monza chinês, maior e mais equipado, e com motor 1.5 de quatro cilindros – obedecendo uma mudança estratégica traçada desde 2020. Ele roubou as atenções entre os sedãs na Chevrolet e o Onix ficou de escanteio.

Continua após a publicidade
onix
Na traseira as lanternas são bipartidas (Divulgação/Chevrolet)

A estratégia da marca agora seria deixar o mercado de entrada para outras marcas da joint-venture SAIC-GM, como a Baojun, que fabrica, por exemplo, os novos Chevrolet Aveo vendidos no México. Assim a Chevrolet passa a focar em produtos um pouco melhores, como o Tracker, o novo Monza e o SUV cupê Seeker.

O que vai acontecer com o Chevrolet Onix a partir de agora?

A fábrica de Dong Yue, localizada na cidade de Yantai, na China, também era responsável por abastecer o México (onde o Onix teve produção interrompida em 2021) e outros mercados da América Central. Estes mercados poderiam ser abastecidos pelo Brasil ou simplesmente tirar o Onix de linha.

1
Chevrolet Onix tinha versões com faróis de led na China (Divulgação/Chevrolet)

A produção do Chevrolet Onix no Brasil, porém, não deverá ser afetada. Como saiu de linha na China antes mesmo de ter uma reestilização, a atualização visual prevista para a linha 2025 (informação do Autos Segredos) será executada no Brasil, garantindo o modelo até 2030, pelo menos.

Faróis de led, teto solar e o subchassi dianteiro mais estruturado, que estavam nos carros chineses, poderiam ser adotados no Brasil.

O que pode ficar mais difícil é garantir uma nova geração para o Chevrolet Onix sem ter a China como um possível mercado (agora o sedã é fabricado apenas no Brasil e no Uzbequistão). Além do mais, a Chevrolet estende ao Brasil a estratégia de passar a vender apenas carros elétricos a partir de 2035.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.