O Chevrolet Onix saiu de linha na China, justamente o país onde a atual geração foi desenvolvida. O sedã compacto chegou a figurar entre os mais vendidos do seu segmento, mas desde 2022 estava encalhando nas concessionárias mesmo com novas versões. O sedã nem sequer ganhou linha 2023.
Na verdade, a Chevrolet passou os últimos seis meses tentando zerar os estoques com estratégias como descontos de até 45% e repasses para lojistas regionais. O Onix não aparece mais na home do site da Chevrolet na China, mas sua página continua ativa anunciando a linha 2022.
A versão topo de linha Redline, com motor 1.0 turbo de 125 cv e câmbio automático de seis marchas era vendida por 89.000 yuan e passou a 59.000 yuan com desconto, o equivalente a R$ 39.000.
Em março de 2022 a Chevrolet ainda chegou a lançar versões mais baratas com motor três cilindros 1.3 aspirado de 107 cv e câmbio manual de cinco marchas por 79.000 yuan. Estas mesmas unidades passaram a ser vendidas por 44.000 yuan, um desconto de 45% que jogou o sedã para o equivalente a cerca de R$ 30.000.
Essa versão foi uma tentativa de melhorar as vendas do sedã compacto, mas em vão. O mercado chinês tem forte rejeição aos motores de três cilindros e esse foi um dos motivos que, em conjunção, forçaram o fim da produção do Chevrolet Onix na China.
A imprensa local relata reclamações com vibração e ruído do motor 1.0 turbo do Onix, além de alguma agressividade do câmbio automático nas arrancadas. Mas a rejeição por motores de três cilindros vai além disso, é semelhante a rejeição que o consumidor brasileiro teve de carro com quatro portas e motor 16V.
A Ford, inclusive, chegou a abandonar seu motor três cilindros 1.5 EcoBoost na China por isso – e o Escort chinês nunca conseguiu recuperar as vendas.
Em 2022, o melhor mês do Chevrolet Onix em vendas na China foi junho, com 2.841 emplacamentos. Em seu melhor momento, chegou a ter 10.000 carros vendidos por mês e mais de 100.000 carros vendidos por ano.
Outro motivador foi o lançamento do novo Chevrolet Monza chinês, maior e mais equipado, e com motor 1.5 de quatro cilindros – obedecendo uma mudança estratégica traçada desde 2020. Ele roubou as atenções entre os sedãs na Chevrolet e o Onix ficou de escanteio.
A estratégia da marca agora seria deixar o mercado de entrada para outras marcas da joint-venture SAIC-GM, como a Baojun, que fabrica, por exemplo, os novos Chevrolet Aveo vendidos no México. Assim a Chevrolet passa a focar em produtos um pouco melhores, como o Tracker, o novo Monza e o SUV cupê Seeker.
O que vai acontecer com o Chevrolet Onix a partir de agora?
A fábrica de Dong Yue, localizada na cidade de Yantai, na China, também era responsável por abastecer o México (onde o Onix teve produção interrompida em 2021) e outros mercados da América Central. Estes mercados poderiam ser abastecidos pelo Brasil ou simplesmente tirar o Onix de linha.
A produção do Chevrolet Onix no Brasil, porém, não deverá ser afetada. Como saiu de linha na China antes mesmo de ter uma reestilização, a atualização visual prevista para a linha 2025 (informação do Autos Segredos) será executada no Brasil, garantindo o modelo até 2030, pelo menos.
Faróis de led, teto solar e o subchassi dianteiro mais estruturado, que estavam nos carros chineses, poderiam ser adotados no Brasil.
O que pode ficar mais difícil é garantir uma nova geração para o Chevrolet Onix sem ter a China como um possível mercado (agora o sedã é fabricado apenas no Brasil e no Uzbequistão). Além do mais, a Chevrolet estende ao Brasil a estratégia de passar a vender apenas carros elétricos a partir de 2035.