Chevrolet Onix Sedan: como ele será posicionado diante dos rivais
Terceira geração do sedã chega no último trimestre com motor turbo e novos itens de segurança. Veja como ele se porta frente aos rivais
A Chevrolet do Brasil ainda faz mistério sobre o Onix Sedan, que chega no final do ano para substituir gradualmente as versões mais caras do Prisma e ficar no lugar do Cobalt.
O modelo, porém, já é vendido na China, e como as versões feitas nos diferentes continentes serão idênticas, já é possível comparar a novidade com seus futuros e atuais rivais.
QUATRO RODAS levantou os principais dados de desempenho, equipamentos e dimensões do Chevrolet e os comparou com os atuais sedãs compactos premium do mercado e também com o novo Hyundai HB20S.
Também comparamos o Onix Sedan com seus irmão de família: Prisma, que passará a ser vendido somente nas versões iniciais, e Cobalt, que deve conviver com o lançamento por um período.
Dimensões
A nova plataforma GEM permitiu ao Onix Sedan ser ainda maior, ganhando entre-eixos e porta-malas para disputar o segmento dos sedãs “esticados”.
O Chevrolet, no entanto, ainda fica atrás nas principais medidas com seus principais rivais, mesmo sendo o mais comprido de todos.
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Entre-eixos | Porta-malas |
Onix Sedan | 4,47 m | 1,73 m | 1,47 m | 2,60 m | 462 litros |
HB20S 2020 | 3,97 m | 1,74 m | 1,54 m | 2,55 m | 475 litros |
Virtus | 4,35 m | 1,75 m | 1,47 m | 2,65 m | 521 litros |
Yaris Sedan | 4,42 m | 1,73 m | 1,49 m | 2,55 m | 473 litros |
Logan | 4,35 m | 1,73 m | 1,53 m | 2,63 m | 510 litros |
Dentro de casa a situação melhora, mostrando a evolução da plataforma GEM em relação à atual GSV. O Cobalt, porém, ainda tem maior entre-eixos e manterá o título de maior porta-malas da categoria.
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Entre-eixos | Porta-malas |
Onix Sedan | 4,47 m | 1,73 m | 1,47 m | 2,60 m | 462 litros |
Prisma | 4,29 m | 1,70 m | 1,48 m | 2,53 m | 500 litros |
Cobalt | 4,48 m | 1,73 m | 1,51 m | 2,62 m | 563 litros |
Desempenho
O motor turbo será uma das grandes estrelas do Onix Sedan.
O três-cilindros terá somente 1 litro de deslocamento (uma versão 1.2 será usada no novo Tracker) e usa a mesma receita tecnológica da Volkswagen, com injeção direta de combustível, turbocompressor com válvula de alívio elétrica e intercooler ar-água.
Os números do modelo chinês (que só usa gasolina, e pura) já estão próximos ao do 1.0 TSI, e devem ganhar alguns cavalos extras com a adaptação para usar gasolina nacional e etanol.
O torque, porém, ainda deve ficar abaixo do EA211 da Volkswagen.
A grande virtude do novo motor do Onix Sedan é o pico de força, que chega 32,5% antes. Se isso for mantido na versão nacional, poderá ser um diferencial em relação ao “torcudo” Virtus TSI.
Motor | Potência (gasolina) | Torque (gasolina) |
GM 1.0 12V | 125 cv (a 5.800 rpm) | 18,3 mkgf (a 1.350 rpm) |
VW 1.0 12V | 115 cv (a 5.500 rpm) | 20,4 mkgf (a 2.000 rpm) |
GM 1.4 8V (atual) | 98 cv (a 6.000 rpm) | 12,9 mkgf (a 4.800 rpm) |
Equipamentos
A estreia dos controles eletrônicos de estabilidade e tração, de longe, é a maior e mais bem-vinda novidade do Onix Sedan no quesito segurança.
Menos onipresente do que deveria, o sistema do Chevrolet também contará com o recurso de assistente de partida em rampa.
Outro avanço é a estreia dos airbags laterais, inexistentes em todos os carros de passeio feitos pela GM no Brasil — por aqui, só as nacionais S10 e Trailblazer contam com bolsas infláveis extras.
O Onix Sedan, porém, deve parar por aí. O modelo chinês só tem quatro airbags, número que deve ser mantido no Brasil e se equipara ao Virtus.
Somado aos novos recursos, o aço de ultra-alta resistência poderá garantir a inédita pontuação de cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, uma excelente melhoria em um modelo que foi notícia (ruim) ao zerar o crash-test da entidade no passado.
Na comparação com os rivais diretos, a lista de equipamentos de segurança se mostra robusta, embora longe de revolucionária. Confira:
Modelo | Airbags | ESC | Isofix |
Onix Sedan | Até 4 | Sim. Versões a definir, com assistente de rampa | Sim |
Virtus | Até 4 | Sim. Em todas as versões, com assistente de rampa | Sim |
Yaris Sedan | Até 7 | Sim. Nas versões de topo, com assistente de rampa | Sim |
Logan | 2 | Terá com o facelift, nas versões de topo | Terá com facelift |
E o Onix Sedan fabricado no Brasil ainda terá um avanço em relação ao homônimo chinês.
Como QUATRO RODAS antecipou com exclusividade, o Chevrolet nacional terá encosto de cabeça ajustável para os três ocupantes do banco traseiro.
Essa diferença permite, além de um melhor ajuste, uma fixação mais adequada para cadeirinhas com Isofix/Latch, que usam um cinto de ancoragem que passa por baixo do encosto de cabeça.
Seu maior diferencial, porém, estará na presença de internet 4G a bordo, que nenhum rival tem.
Quando ele é inteiriço, a cinta passa por cima e não fica tensionada corretamente. Uma evolução, aliás, que a Volkswagen não teve com o novo Jetta.