Chevrolet Onix tem novo caso de incêndio, agora com motor 1.0 aspirado
Onix que pegou fogo tem motor 1.0 aspirado, é da linha 2021, e estava com apenas 1.500 km no momento do incidente
Casos de incêndio do Chevrolet Onix Plus com motor 1.0 turbo motivaram recall para reprogramação do módulo do motor há um ano, antes mesmo do início da comercialização da nova geração do Onix hatch. Após o recall, não houve notícias novos casos de incêndio.
Agora, um ano depois, um novo caso de incêndio movimentou o noticiário da cidade de Itabuna (BA) no último domingo, 27. Desta vez, um Chevrolet Onix hatch LT 2021 (lançado em setembro), com motor 1.0 aspirado (diferente, portanto, do que esteve envolvido em recall há um ano) que pertence à Localiza.
QUATRO RODAS conversou com Pablo Scher, motorista de aplicativo que alugou o carro com apenas 127 km rodados. “O carro estava com quase 1.500 km no momento do incidente. O ar-condicionado estava ligado quando começou a vir um cheiro muito forte de fio queimado. Fui parar o carro no acostamento para olhar o cofre do motor e quando voltei já estava saindo fogo pela saída do ar-condicionado”, conta.
O carro havia sido alugado duas semanas antes, logo após seu emplacamento, feito em 15/12.
Pablo também relatou à nossa reportagem que só teve tempo de tirar suas coisas, a passageira e o irmão, e a bagagem deles do carro e levar até a calçada. Em poucos minutos o fogo já havia se alastrado por todo o painel carro.
“A gente ainda jogou a água de uma garrafa grande e tentou apagar. Ainda cheguei a procurar pelo extintor no carro e não tinha, porque não é mais obrigatório, mas um rapaz que estava passando ainda usou o dele no carro, mas não foi suficiente”, conta Pablo.
No vídeo acima, obtido com exclusividade por QUATRO RODAS, é possível ver que apenas dois minutos e meio após o carro parar já há muita fumaça branca saindo da cabine e após quatro minutos nota-se as chamas se espalhando pela cabine. Também se vê a tentativa se controlar o fogo com extintor.
Ninguém ficou ferido e o corpo de bombeiros foi acionado e controlou o fogo. A carcaça do carro só foi guinchada no dia seguinte.
QUATRO RODAS contatou a Localiza e a General Motors para comentar o assunto. Após a publicação, a Localiza enviou o seguinte posicionamento:
“Em relação ao caso citado, a Companhia informa que prestou toda assistência necessária ao cliente tão logo soube da situação. Além disso, disponibilizou outro veículo para que ele pudesse seguir com suas atividades de rotina nos dias seguintes. Uma investigação técnica já está sendo feita para apurar possíveis causas do incidente.”
A General Motors não se pronunciou.
Dinâmica do incêndio é diferente
O primeiro caso de incêndio do Chevrolet Onix Plus aconteceu ainda no pátio da fábrica, em Gravataí (RS). Outros dois, porém, foram registrados entre o Maranhão e o Piauí sob condições climáticas bem particulares, o que levou a uma condição com a qual o mapa da injeção não conseguia lidar.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90
Nestes casos os motoristas relataram uma explosão no motor, levando a parar o carro. E neste momento o fogo já havia começado dentro do cofre do motor. Depois, QUATRO RODAS descobriu que o incêndio foi causado pela quebra do motor, levando ao vazamento de óleo sobre peças quentes, provocando o incêndio.
Pela dinâmica do caso relatado por Pablo Scher, este novo incêndio pode ter sido causado por um problema elétrico, um defeito diferente daquele de um ano atrás. E pode ser um caso isolado. Vale reforçar que este é o primeiro caso que se tem notícia com um Onix com o motor três cilindros 1.0 aspirado de 82 cv.
Colaborou Eduardo Passos
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.