Após ter seu desenvolvimento e testes extensamente acompanhados, a Chevrolet Montana está prestes a ser apresentada e já entrar em pré-venda. É o que indica um novo portal no site da Chevrolet, que traz uma contagem regressiva de 14 dias para a abertura das reservas da picape.
A página contém um formulário para que clientes possam ter acesso à pré-venda da caminhonete intermediária com 1h de exclusividade em relação ao momento de abertura geral. Com base na contagem do site, o lançamento da picape seria feito no dia 1º de dezembro.
Mais do que isso, porém, o site da Chevrolet revela uma foto inédita da traseira da Montana. Como apontado por canais como o OverboostBR, há uma régua em preto na tampa da caçamba, unindo as duas lanternas. Tais lanternas, por outro lado, não avançam nem nas laterais nem para baixo, com tamanho reduzido.
Também é possível notar o nome da fabricante estampado na peça e detalhes do santantônio, caixa de rodas e lateral do modelo, que busca unir características e vantagens tanto dos SUVs quanto da caminhonetes.
O que mais sabemos?
No interior de acordo com os flagras já publicados, os bancos da nova Montana são idênticos aos do Tracker, assim como, o apoio de braço central, freio de estacionamento (manual, nada de acionamento eletrônico), volante e alavanca de câmbio. Os painéis de porta serão exclusivos da Montana e, na versão manual flagrada abaixo pelo leitor Humberto Cardoso Coradelo, não há muito requinte.
O destaque fica para a tela da central multimídia MyLink, também confirmada pela GM, e que repete do desenho do Tracker chinês. A tela fica mais destacada e vertical no topo do painel, voltada para o motorista, e se une visualmente com o quadro de instrumentos.
A Chevrolet Montana 2023 será equipada com o motor 1.2 turbo do Tracker Premier, provavelmente com os mesmos 132 cv e 21,4 kgfm que, menor, também permite um capô reduzido e, ao mesmo tempo, uma cabine mais espaçosa. A diferença é que na Montana o motor será acompanhado, além do câmbio automático, também de uma transmissão manual – com as mesmas seis marchas.
Segundo a marca, a Montana com câmbio de seis marchas será a mais econômica entre os modelos automáticos, o que significaria consumo menor melhor que 9 km/l (cidade) e 12,6 km/l (estrada).
Já quem optar pela Montana manual, também com seis marchas, terá, nas promessa da GM, a caminhonete mais rápida do segmento; ou seja, 0 a 100 km/h na casa de 10 s. Todos os modelos terão uma central eletrônica que permite “até três vezes mais variáveis de calibração que picapes de geração anterior”. Pode significar tanto eficiência quanto modos de direção.
Isso também indica que o modelo estará mais para uma rival da Oroch e das versões mais caras da Strada, do que para Toro. Tecnologia será mais um ponto. A picape deverá ter itens como piloto automático mesmo nas versões manuais, conectividade 4G, faróis full led e estacionamento automático, ao menos nas versões mais caras. A GM já anunciou, ainda, que a Montana terá sistema remoto para atualização de software.
Para vender mais que a Fiat Toro
A Chevrolet comunicou sua rede de concessionárias de que planeja vender 5.000 unidades da nova Montana por mês apenas no varejo. Vendas diretas, que costumam ser significativas para picapes, não são contabilizadas nessa conta.
Na prática, esses números colocam a nova Chevrolet Montana automaticamente entre os 10 carros mais vendidos. E ainda a colocaria como uma concorrente direta da Fiat Toro, pelo menos no ranking de vendas.
A picape intermediária da Fiat fechou 2021 com uma média de 5.900 emplacamentos por mês. Em 2022, a Toro registra uma média de 4.000 unidades/mês, até abril.
Mais difícil seria superar a média de 7.300 unidades/mês da Fiat Strada. Esta seria a chave para a Chevrolet Montana se tornar a picape mais vendida do Brasil.