Chevrolet Silverado aposta em conforto e praticidade e tem espera até 2024
Com V8 menos potente, Silverado traz caçamba e entre-eixos maior, mas médias de consumo não são tão espetaculares
A estreia oficial da Chevrolet Silverado ainda não aconteceu, mas já está com a pré-venda quase esgotada. Já periga dos carros encomendados a partir de agora só serem entregues em 2024.
A primeira fase da pré-venda terminou 90 minutos, quando as primeiras as 500 unidades foram reservadas. Um segundo lote, de 200 unidades, foi disponibilizado nesta segunda-feira (12/9) e 171 já haviam sido vendidas até as 12h de hoje. Estas serão entregues na virada do ano.
Todas as unidades são da Silverado High Country, versão topo de linha e que por enquanto será a única vendida no Brasil. Nesta versão o foco é o luxo, assim como ocorre com suas principais rivais, Ford F-150 e RAM 1500. Por dentro, o acabamento transparece bem isso, mesclando peças em alumínio e madeira, junto com os assentos em couro de verdade.
Todos os assentos são equipados com sistema de aquecimento, inclusive o traseiro. Carregador de celular por indução, central multimídia de 13,4″, painel de instrumento digital de 12,3″, ar-condicionado de duas zonas e bancos dianteiros com ajuste elétrico completam a lista de mordomias. O mais interessante é que a picape traz o sistema Google Built, que permite ao motorista controlar por voz as funções do carro, do sistema de som da Bose, do ar condicionado e pode até mesmo fazer perguntas ao Google Assistant.
Tudo isso com o conforto de um bom espaço interno. Embora não seja a maior da categoria, tendo os mesmo 5,88 de comprimento da F-150 e perdendo para os 5,92 da 1500, a Silverado supera as demais com uma distância entre-eixos 3,73, favorecendo o conforto na cabine.
Além disso, a caçamba também é a maior do seu segmento, com 1.781 litros. Ela está equipada com uma tomada 220 volts e 12 pontos de amarração. Quem conseguiu estar entre os primeiros compradores da Silverado, ainda levou como brinde o acionamento elétrico da caçamba. Mas se não é o seu caso, não se preocupe. A tampa é feita de alumínio, facilitando a tarefa de abrir e fechar.
Por falar em equipamentos elétricos, o estribo tem um detalhe bem interessante. Além de se recolher sozinho ao fechar as portas, como nas picapes mais modernas, ele tem um botão acionado pelo pé que move a peça para o lado direito. Desse modo, torna mais fácil o acesso da caçamba pela lateral, não sendo necessário um malabarismo para apoiar o pé nas rodas de 20’’.
Se nas comodidades a Silverado está em pé de igualdade com suas rivais, é bem provável que ela deixe a desejar no desempenho. Isso porque o seu motor V8 5.3 é o menos potente entre as três, com V8 5.3 de 360 cv e torque de 53 kgfm. Ou seja, são 40 cv a menos que a RAM e 45 cv a menos que a F-150.
Esse motor está acoplado a um câmbio automático de dez marchas e a tração é 4X4 sob demanda com reduzida. A picape também está equipada com bloqueio de diferencial traseiro e assistentes de subida e descida. Quanto aos modos de condução, pode variar entre o Eco, Normal e Sport.
O V8 traz um sistema DFM (Dynamic Fuel Management), que desativa cilindros (de zero a oito) de acordo com a necessidade instantânea, otimizando a performance do motor, trazendo maior conforto acústico e melhorando o consumo. De acordo com os padrões do Inmetro, a Silverado pode fazer até 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada, números que ficam na média do seguimento.
Na pré-venda, a Silverado estava custando exatamente os mesmos R$ 519.990 da F-150. Porém, quem quiser adquirir a picape grande da Chevrolet não terá a mesma sorte. Primeiro porque só receberão o veículo em 2024 — apenas os 700 primeiros podem ter a sorte de receber o carro ainda em 2023. E segundo porque é comum o carro ficar mais caro depois do pré-lançamento.