As picapes estão ganhando embalo na eletrificação e, para seguir no jogo, a Chevrolet anunciou a inédita versão elétrica da Silverado. A picape é o veículo mais vendido da marca e ganhou sua variante a baterias, feita sobre a mesma plataforma do novo Hummer EV.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Construída do zero para aproveitar o melhor da eletricidade, a nova Silverado EV terá duas versões, voltadas para a performance e trabalho. No caso da esportiva RST First Edition, haverá um motor em cada eixo, totalizando 673 cv e 107,9 kgfm.
Com rodas de aro 24 e tração integral que dispensa diferencial e cardã, o modelo inédito irá de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 s, superando modelos como o Chevrolet Camaro. Além disso, informou a marca, um pacote opcional estenderá sua capacidade de reboque a 9.070 kg, suficiente para puxar um jato executivo para 10 pessoas.
A Chevrolet já adiantou aos seus concessionários que prepara a volta da Chevrolet Silverado ao Brasil em 2023. A Silverado EV, por sua vez, será lançada no ano seguinte, em 2024.
Outra tecnologia aproveitada do Hummer elétrico é o “modo caranguejo”, no qual as rodas traseiras também giram, no mesmo sentido ou ao contrário das dianteiras. Desse modo, é possível manobrar a enorme Silverado com muito mais agilidade e explorar ainda mais o potencial off-road, complementado pela suspensão adaptativa que altera em até 10 cm a altura do veículo.
160 km de autonomia em 10 minutos
Para atingir uma autonomia de até 640 km com uma carga, a Silverado EV usará 24 módulos das modernas baterias Ultium. A capacidade de carga não foi revelada, mas estima-se que exceda os 100 kWh.
Obviamente a picape é compatível com redes de carregamento rápido e, em condições ideais, uma tomada de 350 kW (que não é tão comum atualmente) é capaz de acrescentar 160 km de autonomia em 10 minutos, estimou a GM.
A picape fornece até 10,2 kW de energia para atividades de lazer, trabalho e até para alimentar casas inteiras.
Loja de aplicativos
Sem dar mais detalhes, a Chevrolet anunciou que a Silverado EV virá com um “software avançado que permite ao veículo evoluir com o tempo”. A CEO da General Motors, Mary Barra, fez um convite aos desenvolvedores para participem da criação de aplicativos para o carro.
Segundo tendências da indústria global, esses apps seriam capazes de transformar a condução da picape. Exemplos vastos vão de um programa que simula o comportamento de volante e pedais de outros carros até um aplicativo que corrige rotas em trilhas off-road, por exemplo.
Tudo isso será exibido nas 42’’ de telas que a picape trará. Além da central multimídia de 17’’, há quadro de instrumentos digital de 11’’ e um head-up display de 14’’, projetando informações extras no para-brisas.
É possível configurar um smartphone como chave e, naturalmente, a caminhonete traz o sistema Super Cruise, que a conduz por conta própria em mais de 320.000 km de vias nos Estados Unidos e Canadá.
Entregas no ano que vem
Em meio à crise de matérias-primas global, a Chevrolet fará um lançamento gradual do seu novo elétrico. No segundo trimestre de 2023, a Silverado EV WT, versão de trabalho, chegará às lojas a partir de US$ 39.990.
Três meses depois será a vez da versão esportiva RST First Edition ser entregue, com preço de US$ 105.000. Daí, uma vez que a produção “pegar embalo” chegarão versões intermediárias como a Trail Boss, permitindo ampla customização por parte dos clientes.