Chinesa cria versão muito mais sofisticada do Renault Kwid elétrico
Fruto de uma parceria com a Renault, ele é baseado no Kwid elétrico mas tem visual original e é mais sofisticado
Parceira da Renault na China, a Dongfeng tem suas próprias variações do Renault Kwid E-Tech (a versão elétrica do compacto) que, por sinal, começará a ser entregue aos primeiros compradores no Brasil em agosto. Mas o Dongfeng EX1 Nano Box poderá deixá-lo todos eles com inveja.
O que há de tão especial no EX1 Nano Box é que ele faz questão de não ser facilmente reconhecido como um Kwid, ao contrário dos irmãos Aeolus EX1, Fengguang E1, Fengxing T1 e Venucia E30 ev, que são praticamente versões do Kwid com grades e logotipos diferentes. Além disso, a nova versão é mais sofisticada.
O Dongfeng EX1 Nano Box não vai por esse caminho. Até aproveita a parte superior dos faróis, onde estão as luzes diurnas de leds, mas estão interligados por uma barra preta e não por uma grade falsa. Mas tem seus próprios faróis e para-choque, com desenho mais limpo.
Além disso tudo, o compacto elétrico tem interior mais moderno e luxuoso. Conseguiram aproveitar a mesma estrutura para fazer um painel diferente, com tela da central multimídia (10″) e quadro de instrumentos (7″)com telas coloridas e destacadas. As saídas de ar centrais são estreitinhas e ainda há uma faixa branca que aparenta ser de toque macio.
O seletor de marcha, por sua vez, tem posição elevada em um console central exclusivo. O EX1 Nano Box, parece muito mais sofisticado do que o próprio Kwid elétrico.
Em termos de potência, o EX1 Nano Box é mais fraco que o modelo brasileiro. Tem apenas 44 cv e 12,6 kgfm, contra 65 cv e 11,5 kgfm da versão que vem ao Brasil. Mas a bateria que o alimenta é maior e permite uma autonomia de até 331 km de acordo com o padrão usado na China. O melhor de tudo é o preço inicial, equivalente a R$ 52.520 – praticamente um terço do que custa no Brasil e menos que qualquer Kwid com motor 1.0.