Chinesa Zotye adquire a catarinense TAC Motors
Valor da negociação é de R$ 190 milhões e prevê a criação de novos modelos
A chinesa Zotye, que está próxima de começar suas operações no mercado brasileiro, anunciou a aquisição da montadora catarinense TAC Motors. O valor da negociação é de R$ 190 milhões e prevê a geração de 150 empregos na fábrca da TAC, situada em Sobral (Ceará), o desenvolvimento de novos modelos e a exportação para vários mercados.
Conhecida por produzir o Stark, jipe com tração integral, a marca TAC continuará a existir. Sua próxima novidade, inclusive, deverá ser uma versão picape do Stark, derivada do atual projeto, com tração 4×4. Atualmente equipado com um motor 2.3 movido a diesel (da Fiat), o jipe também deve receber uma opção dotada de motor flexível, de modo a aumentar sua penetração no mercado.
A ideia da Zotye é fazer com que o Stark se transforme num veículo com potencial internacional, sendo exportado para mercados como o latino-americano, o do Oriente Médio (ênfase nos Emirados Árabes Unidos) e o da África. Além disso, os modelos da própria marca chinesa também poderão ser feitos em Sobral, o que representaria uma economia para a fabricante no processo de instalação no Brasil.
Originalmente, esperava-se o início das vendas dos carros da Zotye no país para o fim de 2014, mas os planos foram adiados e, agora, a perspectiva é de que as primeiras concessionárias sejam inauguradas em Brasília e Belo Horizonte no primeiro trimestre de 2016.
Mesmo caminho da Troller?
Esse tipo de iniciativa não é de todo desconhecida no mercado brasileiro. Em janeiro de 2007, a cearense Troller foi comprada pela Ford. Ao mesmo tempo em que teve benefícios fiscais pelo negócio, a montadora norte-americana trabalhou desde então na revitalização do T4, conhecido jipe da Troller que foi relançado em 2014 e ganhou elogios até da imprensa especializada internacional.
VEJA MAIS
– Teste: TAC Stark 2.3 16V 4×4
– Zotye desembarca veículos no Brasil– Teste: novo Troller T4