A Chrysler desmentiu publicamente a Tesla em comunicado publicado nesta quinta-feira (23) no blog oficial da companhia. O autor da postagem foi Gualberto Ranieri, vice-presidente sênior de Comunicação Corporativa da Chrysler. Veja abaixo, traduzida:
“Em 22 de maio de 2013, a Tesla afirmou que pagou o empréstimo feito pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos e adicionou: ‘A Tesla é a única fabricante dos EUA a quitar integralmente a dívida’. A informação é incontestavelmente incorreta. É de conhecimento público que quase dois anos atrás, em 24 de maio de 2011, o Chrysler Group LLC pagou seu empréstimo integralmente e com juros aos governos dos Estados Unidos e do Canadá, com mais de seis anos de antecedência. Pergunta: curto-circuito ou memória curta?”.
Vale lembrar que as duas montadoras, assim como outras sediadas nos Estados Unidos, receberam, há alguns anos, empréstimos do governo local para que pudessem se salvar da crise que assolava o mercado automotivo norte-americano à época.
Polêmica com a Audi
Essa é a segunda vez que a Tesla é respondida publicamente por outra montadora nos últimos dias. Na sexta-feira passada (17), foi a vez de a Audi contestar o posicionamento da fabricante de veículos elétricos.
O motivo da queixa foi a informação de que o Tesla Model S (4.570 unidades no quadrimestre) havia superado concorrentes de outras marcas, incluindo o Audi A8 (1.462 em abril). Em virtude disso, a Audi divulgou nota intitulada “Não se deve por a Tesla tão rápido no pedestal”.
Nela, a marca alemã utiliza o número total de veículos negociados por ela em abril (13.157), dizendo que suas vendas são divididas entre diversos modelos (incluindo A6, A7 e A8), enquanto o Model S é o único produto da Tesla à venda no momento.
Na última segunda-feira, porém, o release da Audi foi retirado do site de imprensa da fabricante nos EUA.