Citroën C3 europeu é híbrido, esnoba motor Fiat e custa quase o mesmo
C3 europeu tem as mesmas dimensões do brasileiro, mas aposta em motor 1.2 turbo que pode até ser combinado a elétrico de 28 cv
O nome é o mesmo, mas o carro é bem diferente. O Citroën C3 para o mercado europeu acaba de ser revelado em suas versões com motor a combustão. Se o visual é bem diferente, seguindo o estilo do elétrico e-C3, a mecânica não tem nada a ver com o carro fabricado no Brasil.
O Citroën C3 nacional é oferecido com motor três cilindros 1.0 Firefly aspirado de 75 cv, de origem Fiat, e com o quatro cilindros 1.6 aspirado de 122 cv, dos tempos que Peugeot e Citroën formavam a PSA. Na Europa, porém, optaram por outro motor PSA: o três cilindros 1.2 turbo.
Mesmo a versão de entrada não tem motor aspirado. Esse 1.2 turbo gera 102 cv e é combinado com o câmbio manual de seis marchas. É com ele que o Citroën C3 europeu garante o preço inicial de 14.990 euros, ou R$ 81.700 ao câmbio atual.
Justiça seja feita: por R$ 80.990, o C3 1.0 Live Pack fabricado em Porto Real (RJ) tem central multimídia, coisa que o C3 You europeu não tem: só um suporte de celular, mesmo. O modelo nacional sem central multimídia é Live, de R$ 74.990.
Ainda existe uma mecânica mais sofisticada. O C3 com mecânica Hybrid 100 combina o motor 1.2 turbo com um sistema híbrido leve de 48 V, um motor-gerador (BSG) integrado ao câmbio automatizado de dupla embreagem. Esse motor sozinho gera 28 cv, mas apenas 12 cv podem ser utilizados para garantir um impulso extra ao motor a gasolina em acelerações. É o mesmo conjunto do Jeep Avenger.
Mesmo que a bateria seja pequena, esse conjunto permite pequenos deslocamentos urbanos em modo elétrico, como em congestionamentos.
O Citroën C3 europeu tem estilo diferente, com para-choques exclusivos, grade dianteira fechada e com uma barra interligando os faróis de leds. As lanternas também são de leds e também estão interligadas.
Por dentro, é completamente diferente e seu painel exclusivo troca o quadro de instrumentos por uma pequena tela digital próxima ao campo de visão do motorista. Aparentemente, também não tem conta-giros.
Outro indicativo da sofisticação do projeto europeu é que pode ser equipado com ar-condicionado automático, carregamento sem fio para smartphone e alguns sistemas ADAS. Mas tem seis airbags de série e a central multimídia de 10,25 polegadas está presente na versão Max.