A notícia de que a Citroën decidiu parar de oferecer a linha premium DS no Brasil teve grande repercussão na internet desde ontem. Contactada pela QUATRO RODAS, porém, uma fonte interna da marca desmente o rumor.
O site Autos Segredos apurou que a Citroën enviou um comunicado oficial para informar sua rede de concessionários que os modelos DS 3, DS 4 e DS 5 terão sua importação e comercialização interrompidos por prazo indeterminado. O comunicado também daria a opção de recompra das unidades em estoque pela própria Citroën.
Nossa fonte afirma que não há planos de cessar a presença da DS no país. Ele sugere que o que irá ocorrer no Brasil é o que já acontece lá fora: a operação da DS como marca independente, com administração e rede autorizada própria. Isso justificaria o informe para a rede Citroën, que deixaria de comercializar os modelos da linha.
Questionada sobre participação modesta dos modelos DS 3, DS 4 e DS 5 no mercado, a empresa realça que terá novidades quentes. Na Europa, o vice-presidente do grupo PSA já afirmou que a DS lançará seus primeiros SUVs até o final de 2017.
O primeiro seria um utilitário de porte médio para concorrer com BMW X3, Mercedes-Benz GLC e Audi Q5. O segundo seria mais compacto, baseado na nova geração do DS 3, também previso para este ano.
Uma prévia dos futuros SUVS da marca já foi dada em 2013, quando o conceito Wild Rubis (foto acima) foi apresentado no Salão de Xangai. Outros possíveis lançamentos seriam um novo DS 4 e um flagship acima do DS 5, provavelmente inspirado no conceito DS Numero 9.