Citroën Jumpy e Peugeot Expert mudam e têm até versão a hidrogênio
Com pequenas diferenças entre si, famílias de furgões da Stellantis apostam em renovação tecnológica e trem-de-força altamente inovador
A Citroën e a Peugeot acabam de anunciar as suas mais novas vans comerciais para 2024. Os modelos Citroën Jumpy e Peugeot Expert são basicamente gêmeos em suas composições, só possuindo leves mudanças estéticas entre seus diferenciais — que inclusive foram atualizadas.
No design externo, os veículos ganharam pequenos ajustes para a linha 2024: as frentes foram redesenhadas, recebendo novos faróis de leds com algumas diferenças entre os modelos e uma grade inferior compartilhada por ambos, só com alterações no padrão decorativo e formatos nos para-choques. Além destas mudanças, ambos modelos já estão equipados com os novos logotipos de suas respectivas marcas.
O interior também foi revisado nos dois furgões, ganhando mais tecnologia e conectividade. As alterações se concentram no painel redesenhado, quadro de instrumentos digital de 10″ e central multimídia de mesmo tamanho com conectividade ao Android Auto e Apple CarPlay.
As versões menos equipadas da Citroën, porém, estrarão disponíveis com tela multimídia de 5″. A Peugeot não confirmou se repetirá a estretatégia, mas deve seguir o mesmo padrão. Outros equipamentos importantes são o carregador sem fio, o ar-condicionado automático e o sistema de entrada e partida sem chave.
Há ainda alguns sistemas de segurança equipados de fábrica. Elementos como assistência de condução, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, assistente de manutenção de faixa, alerta de fadiga do motorista, leitura de sinais de trânsito, aviso de saída involuntária de faixa, câmeras com visão panorâmica para manobras e frenagem autônoma de emergência são de série.
Além do compartilhamento de diversos equipamentos e carroceria, os modelos estarão disponíveis com as mesmas motorizações, sendo elas a diesel, eletricidade e até mesmo hidrogênio.
As versões a diesel terão o motor BlueHDi de 120 cv, 145 cv e 180 cv. Os dois modelos menos potentes estão acoplados a um câmbio manual de seis velocidades. O modelo mais potente é equipado com a transmissão automática EAT8 de oito velocidades, que também é opcional na versão de 145 cv.
As versões elétricas, chamadas de e-Jumpy e e-Expert, possuem um motor capaz de gerar 136 cv de potência, tendo duas opções de bateria: uma de 50 kWh e outra de 75 kWh (provendo 224 km e 350 km de autonomia, respectivamente). Outra atualização foi o tempo de carregamento da van elétrica, que diminuiu em relaçã à versão anterior.
A novidade fica para a configuração com célula de combustível de hidrogênio, que terá uma autonomia maior até que a dos modelos elétricos com bateria de 75kWh, podendo rodar até 400 km segundo ciclo WLTP. O abastecimento é feito em três minutos e o motor é o mesmo das versões elétricas. A Jumpy já contava com essa variante, comercializada em escala reduzida; a novidade, já com todas as atualizações do resto da gama, será estendida à irmã da Peugeot no meio de 2024.
Em relação a tamanho, ambos carros estarão disponíveis em duas opções: uma com 4,98 m e outra com 5,33 m de comprimento. Nestas duas variantes, será possível optar apenas pelo chassis, versões de carga ou versões de passageiros variando entre 5 e 9 lugares.