Com produção encerrada, Kombi ainda é veículo mais usado por empresas
Número surpreende já que o veículo não está mais em produção há quase dez anos e mostra que a Kombi deixou uma lacuna no mercado
Depois de nove anos do fim de sua produção, a Kombi continua sendo o veículo mais utilizado por empresas, segundo estudo realizado pela Cortex.
Em 2013, quando a última Kombi foi fabricada, houve um aumento expressivo em relação aos registros deste veículo em frotas de empresas. Comparando com 2012, ocorreu um crescimento de 42%.
Os segmentos que mais utilizam o veículo são do varejo, tendo o veículo por uma média de 19,5 anos. Em segundo lugar, está o segmento de serviços, com uma média de 18,7 anos.
Em um ranking de veículos mais usados por empresas, o segundo lugar vai para o Gol 1.0, logo após está a Strada Working e Fiat Uno Mille Economy. Quanto à idade dos carros, a maior parte está entre 11 a 16 anos, sendo 28%. Apenas 18% possuem até 5 anos, seguidos por 14% de 16 a 20 e 14% mais de 20 anos. Com a cor mais escolhida em suas frotas é branco.
Quanto às marcas, a Volkswagen está na frente com 22% dos veículos. Depois está a Fiat, com 18,5% e seguida pela Chevrolet, com 13%. Em quarto e quinto está a Ford, com 9% e a Mercedes-Benz com 8%.
Automóveis são mais da metade dos tipos de veículos utilizados por empresas, seguidos por caminhonetes que são 18,8%. Caminhões são apenas 14,3%, enquanto as camionetas são 7,7% e caminhões tratores são 3,3%.
Essa pesquisa foi feita analisando 4,15 milhões de veículos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Distrito Federal e Amazonas.