Com traseira de Tiggo 7 e CarPlay chinês, JAC lança seu primeiro híbrido
O QX PHEV chega à china para brigar com BYD Song Plus e Haval H6 e tem até um sistema semelhante ao Apple CarPlay para celulares Huawei
Para aproveitar seu bom momento de vendas em sua terra natal, a JAC está apresentando o seu primeiro carro híbrido plug-in, o QX PHEV. A montadora vem numa crescente e já registra um aumento de 18,27% nas vendas entre janeiro e agosto, se comparado ao ano passado, e o novo modelo chega com a estratégia de aumentar sua dominância entre os carros de nova energia.
O QX é um SUV de boas proporções, tendo 4,60 de comprimento e 2,72 de entre-eixos, sendo maior que a maioria dos SUVs médios brasileiros. Ele se baseia no JAC Sehol QX e boa parte do seu design deriva do ‘irmão’.
A dianteira é idêntica. Ele traz os mesmos faróis separados, compostos por dois blocos com quatro luzes, um em cada extremidade da grade da sem moldura. Ela traz um desenhos com linhas horizontais bem bonitas, que se intercalam em tons de cinza, branco e preto. Acima, rente à linha do capô, há os DLRs bem finos, que dão um toque a mais de modernidade.
Pode parecer estranho, mas a traseira remete a um rival de uma montadora local. O desenho das luzes, assim como o fato de estarem interligadas deixa todo o conjunto muito parecido com o Chery Tiggo 7 Pro. O que muda é o para-choque, que tem nas extremidades um desenho que se assemelha à grade, além da dupla saída de escape em formato redondo.
No interior, o SUV mostra ser sofisticado e minimalista. O acabamento é em duas cores e há um grande teto solar panorâmico. Há poucos botões e a tela integrada de 24,6’’ dividida meio a meio entre a central multimídia e o quadro de instrumentos digital.
A central roda o novo sistema HiCar da Huawei. Ele é capaz de integrar e espelhar o smartphone que estiver conectado à central, é como se fosse um Apple CarPlay ou Android Auto chinês. As funções do carro ainda podem ser controladas por comandos de voz graças ao modelo de linguagem por IA desenvolvido pela iFlytek.
Mas o lado tecnologia do QX não para por aí. A JAC ainda equipou nele um assistente de condução de nível 2. Ou seja, ele traz equipamentos como cruzeiro adaptativo, frenagem, automática de emergência, aviso de saída de faixa e assistência à manutenção de faixa.
Sob o capô, o QX PHEV tem um motor 1.5 a gasolina de 110 cv e 13,7 kgfm. Ele é auxiliado por outro motor elétrico de 203 cv e 30,59 kgfm. Quem alimenta o sistema é uma bateria de lítio de 21,68 kWh.
Com esse conjunto a JAC declara um tempo de 0 a 100 km/h de 7,3 s. Mas seu foco é na economia. De acordo com o ciclo CLT, o QX toda até 120 km apenas com o motor elétrico, além disso, ele é chega a uma autonomia máxima de 1.300 km, já que ele tem média de consumo de 75 km/l aproximadamente.
A bateria tem suporte para carregamento rápido podendo recuperar de 30% a 80% da carga em 26 minutos usando carregado rápidos DC. Já nos mais lentos de corrente AC o tempo para ir de 20% a 100% chega a 3,5 horas.
Na China o QX PHEV terá rivais que conhecemos bem, como BYD Song Plus e o Haval H6. Ele estará disponível em três versões, com preços que variam entre 129,900 e 149,900 yuans, algo entre R$ 86.500 e R$ 99.200, aproximadamente.