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Como é o VW Tayron, atração do Salão de Paris confirmada para o Brasil

SUV substituto do Tiguan chega em 2025 na Europa e pode ser fabricado no Brasil com mecânica híbrida e motor 1.5 TSI, já confirmado pela marca

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 out 2024, 16h48
Volkswagen Tayron
Volkswagen Tayron (Divulgação/Volkswagen)
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Volkswagen Tayron, guarde bem este nome. O SUV grande é o destaque do estande da marca no Salão de Paris, onde faz sua primeira aparição em público no ocidente – afinal, já havia aparecido  no Salão de Pequim, em Abril, como Tiguan L Pro. Sim, trata-se de um projeto chinês e virá ao Brasil. 

Segundo a Mobiauto, o SUV deverá ser produzido na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) nos próximos anos. O presidente da marca, Ciro Possobom, durante evento realizado na última segunda-feira (14), confirmou que o Tayron deve chegar ao Brasil, mas não comentou sobre a fabricação nacional.

O VW Tayron seria um dos 16 novos carros que a marca lançará até 2028. Deles, dois inéditos serão fabricados na unidade da Anchieta em São Bernardo do Campo (SP). Ambos serão modelos maiores e híbridos, construídos sobre a plataforma MQB. O Tayron se encaixa em todas estas definições e teria, justamente, o objetivo de substituir o Tiguan. 

Tayron 7

Mesmo substituindo o Tiguan em diversos mercados, o Tayron é maior e seu porte impressiona. Ele tem 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura; 1,66 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Pode ter sete lugares, uma forma de aproveitar melhor seu entre-eixos 12 cm mais longo que o de um Taos.

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No estande em Paris há apenas as versões cinco lugares. Isso explica o porta-malas com generosos 885 litros. Ao vivo a impressão é que há até mais espaço. A mesma impressão se repete no banco traseiro, onde mesmo um adulto bem alto consegue cruzar a perna. 

Tayron 6

A vida a bordo é privilegiada também pela quantidade de telas em alta definição. O painel do Tayron tem arquitetura horizontal contínua. No primeiro nível está o “Digital Cockpit Pro”, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas. 

Tayron 5

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Com quase nenhum botão físico no console, as funções são controladas pelo visor central, que pode ter até 15 polegadas (dependendo da versão). As duas unidades expostas exibiam a tela maior e impressiona pela definição. Há até um assistente de voz integrado ao ChatGPT. Na versão chinesa, o passageiro teria uma tela dedicada, mas no europeu apenas exibe pontos de luz no local.

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No mercado francês, o Tayron terá quatro opções de motorização, Inicialmente, estará disponível apenas com tração dianteira, embora versões com tração integral sejam vendidas em outros mercados. A versão de entrada é equipada com um motor 1.5 eTSI, combinado com um sistema híbrido leve de 48 Volts, gerando 150 cv de potência.

Tayron 2

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Há também uma versão com motor 2.0 turbodiesel, com a mesma potência, e duas opções híbridas plug-in baseadas no motor 1.5 eHybrid, com potências de 204 cv e 272 cv. Essas versões são equipadas com uma bateria de 19,7 kWh, oferecendo mais de 100 quilômetros de autonomia em modo totalmente elétrico, segundo a marca. 

Esse motor 1.5 eTSI também já está confirmado para o Brasil, mas sua produção em São Carlos (SP) não começará ainda em 2025. O Nivus GTS, por exemplo, ainda será lançado com o motor 1.4 TSI com os mesmos 150 cv. Na verdade, o Tayron nacional poderia estrear o 1.5 TSI no Brasil.

Tayron 1

O Tayron se destaca pela grade frontal extensa, que combina com elementos no para-choque traseiro, além de um conjunto óptico em led. 

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Em todas as versões, o logotipo VW e a parte superior dos dois frisos transversais da grade do radiador em vidro se iluminam quando as luzes estão ligadas. A barra transversal de led forma uma faixa de luz visualmente contínua com as faixas de luz diurna de led também dispostas transversalmente nos faróis.

Tayron 3

Para as luzes traseiras, é possível escolher entre três animações de led diferentes e a janela traseira se estende por quase toda a largura do Tayron, estando emoldurada lateralmente por elementos cromados concebidos como defletores de ar para reduzir a turbulência na parte traseira e, portanto, melhorar a aerodinâmica e a estabilidade.

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Na Europa, o Tayron tem lançamento previsto para março de 2025, com pré-venda começando em dezembro. O modelo será oferecido em quatro versões, com preços variando de 49,8 mil a 68,6 mil euros, equivalentes a aproximadamente R$ 305.000 a R$ 420.000, respectivamente. Vale ressaltar que o motor híbrido plug-in mais potente não é compatível com a configuração de sete lugares, pois a bateria ocupa o espaço sob o assoalho traseiro.

Tayron 4

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