Como funcionam os novos faróis da Porsche com mais de 65.000 luzes
Quantas luzes tem seu carro? Os novos Porsche terão mais de 65.000, com foco no que interessa
Os carros do futuro dispensarão até o volante. Faróis, entretanto, seguirão essenciais para que câmeras de automação veicular, por exemplo, operem normalmente. Para que a iluminação automotiva siga acompanhando os novos tempos, a Porsche investiu na criação de um inovador sistema de matrizes de led, que eleva essa tecnologia a outro patamar.
Até então, os faróis Matrix da alemã traziam 84 leds, que se apagavam ou acendiam conforme a área que deveria ser iluminada. Agora são nada menos que 65.536 desses pontos de luz, divididos em quatro módulos com o diâmetro de 12 mm cada um (uma moeda de 10 centavos de euro tem 20 mm).
Cada farol trará dois módulos, com lentes diferentes entre si – uma focada em espalhar luz e outra em concentrá-la. Poder computacional será utilizado para desligar e ligar leds específicos que, levando em conta os cálculos ópticos, jogarão a luz onde é necessário, em tempo real.
Sozinho na estrada, o Porsche focará em iluminar distâncias de até 600 m, de modo homogêneo. Se um carro vier na contramão ou estiver à frente, a luz o contornará em tempo real. Nesse caso, a energia economizada pelos leds desligados será aproveitada nos leds ligados, que ganharão mais brilho.
Em rodovias também há a função “tapete luminoso”, que concentra luz exatamente na faixa de rodagem do veículo. Por fim, caso o motorista esteja passando por vias em obras, os faróis iluminarão o trecho em si e também os objetos de sinalização, certificando-se de que o reflexo deles não cause ofuscamento em outros motoristas.
Ainda não há data para que os faróis HD Matrix, como são chamados, cheguem às ruas. A certeza, porém, é de que a icônica assinatura luminosa de faróis quádruplos da Porsche seguirá viva (e aperfeiçoada).
Mira apurada
Muito além dos faróis, a tecnologia HD Matrix depende de intenso poder de processamento de todas as informações necessárias para o seu jogo de luz em tempo real
Computação gráfica…
Há espécie de microplaca de vídeo em cada um dos quatro módulos. Esse chip é responsável não só por ligar e desligar, mas também por ajustar a intensidade de cada um dos 16.384 leds sob sua responsabilidade.
… E câmeras
Os quatro chips se comunicam intensamente com outros sistemas do carro. A câmera frontal também é protagonista na tecnologia e, junto aos comandos no volante, serve de referência para que se entenda o ambiente ao redor do veículo e onde a emissão de luz será mais bem aproveitada pelo condutor.
Assinatura marcante
A fabricante faz questão de manter uma das marcas registradas de seus esportivos: os faróis ao estilo “Quatro Olhos”. Isso foi um requisito no desenvolvimento do HD Matrix, e a saída encontrada foi concentrar a tecnologia nos projetores de baixo. Em cima, vão as luzes de posição e um farol auxiliar.
Sinal luminoso
Mesmo desligado, um Porsche que traga os novos HD Matrix aproveitará o potencial tecnológico. Inicialmente, haverá animações que se projetam quando o carro é ligado ou desligado. No futuro, é possível a exibição de informações úteis ao condutor.