Como são as versões mais baratas do Citroën C3 Aircross 2024
Versão de entrada do Aircross 2024 tem visual mais simples, em especial, pelas rodas com calotas e grade em preto fosco, mas traz central multimídia com 10"
Lançamentos, em sua maioria, chegam com preços atrativos para suas versões de entrada, mas nem sempre são elas que serão as mais vendidas. Esse é o caso do recém-lançado Citroën C3 Aircross, que parte dos R$ 109.990 na versão de entrada Feel. O preço é atraente, mas a expectativa é que ela represente apenas 10% das vendas.
Nesse período de lançamento a versão que será mais vendida é a topo de linha, Shine Pack (R$ 129.990), mas de acordo com a Citroën é a intermediária Feel Pack (R$ 119.990) que irá representar o maior volume de vendas a longo prazo.
Mas o único meio de conhecer as versões mais baratas do C3 Aircross é conferindo o configurador do modelo no site da fabricante. Só assim para conferir um pouco das diferenças que justificam os preços mais baixos que os de um Fiat Pulse com o mesmo motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT.
Como é possível observar nas fotos, o C3 Aircross Feel segue o estilo do C3 hatch Feel. Portanto, há rodas aro 16 com calotas e detalhes externos sem pintura (em preto fosco), como as capas dos espelhos retrovisores, saias laterais e a grade frontal – na topo de linha (Shine) ela também é em preto, mas com tratamento brilhante.
Em relação aos equipamentos, a versão mais barata é a única que ainda está equipada com o quadro de instrumentos reduzido, herdado do C3 hatch. Ele é marcante por ter uma tela monocromática e pela ausência de conta-giros do motor.
Em termos de segurança passiva, há controles de estabilidade e tração, além do assistente de partida em rampa. Porém essa versão traz só os dois airbags frontais obrigatórios por lei. A central multimídia de 10” com conexão com Apple Car Play e Android Auto é de série em todas as versões.
Em termos de presença visual a versão intermediária (Feel Pack) defende o encarecimento de R$ 10.000 ao oferecer rodas de liga leve de 16 polegadas pintadas em tom grafite – o que proporciona para qualquer modelo mais sofisticação.
Nesse acréscimo de preço também estão presentes os úteis sensores de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos, os necessários airbags laterais e o quadro de instrumentos digital.
É possível afirmar que a Feel Pack justifica bem os R$ 10.000 extras, mas já não dá pra dizer o mesmo da topo de linha, Shine Pack, que custa R$ 129.990 e acrescenta apenas as rodas de liga leve de 17”, faróis de neblina e câmera de ré, além de forração de vinil nos bancos e grade e barra traseira em preto brilhante.
Todas as versões herdam o conjunto mecânico do Fiat Pulse: motor 1.0 turbo T200, que entrega até 130 cv e 20,4 kgfm combinado com a transmissão CVT com sete marchas simuladas. Nas concessionárias o cliente só irá encontrar essas três versões na configuração cinco lugares. O C3 Aircross de sete lugares só estará disponível a partir de março de 2024 e elas deverão ser R$ 8.000 mais caras.