Compositor vencedor do Oscar desenvolve sons dos carros elétricos da BMW
Hans Zimmer, famoso pelas trilhas de “O Rei Leão” e “Interestelar”, irá ajudar na composição dos sons dos modelos elétricos i4, a versão M do i4 e o iX
Uma das críticas mais comuns aos carros elétricos é a ausência de sons. Seja o ronco ao ligar o veículo ou até o som do motor em alta velocidade, a falta do barulho característico da máquina é algo que incomoda os entusiastas.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
O som é importante para quem dirige, já que fica mais alto conforme as rotações aumentam e indica o trabalho que o motor está fazendo sem que o motorista tenha que tirar os olhos da estrada.
Com carros elétricos, estes sons não estão presentes. Ciente dessa demanda do mercado, as montadoras estão desenvolvendo sons artificiais para seus futuros carros elétricos. Para o desenvolvimento dos seus próximos carros elétricos, que têm lançamento previsto para 2022, a BMW voltou a trabalhar com um dos mais famosos compositores do mercado, o alemão Hans Zimmer.
O vídeo mostra o trabalho do compositor junto ao diretor criativo de sons do grupo BMW, Renzo Vitale, para criar experiências únicas para os modelos i4, a versão M do BMW i4 e o BMW iX. O sistema conhecido como IconicSounds Eletric será uma opção para o modelo i4, mas padrão no iX.
O plano da empresa é produzir sons específicos para os modelos da Motorsport e o primeiro deles será derivado do i4. A promessa da montadora é que o veículo será mais intenso, principalmente ao pisar no acelerador. Nas palavras de Zimmer, “para os modelos BMW M elétricos, nós desenvolvemos um som que acentua a experiência emocional e garante um desempenho de maior intensidade”.
A montadora alemã e o músico já trabalharam juntos em 2019 para a criação dos sons do BMW Vision M NEXT e, em 2020, para o BMW Concept i4.
Para os modelos elétricos que chegam ao mercado em 2022, a promessa é de que o sistema de som irá se transformar conforme o modo selecionado pelo motorista. No modo ECO ou COMFORT, o volume será inferior quando comparado ao SPORT, momento no qual o carro terá um som mais dominante e poderoso de acordo com a própria empresa. Quando for selecionado o modo ECO PRO, o retorno acústico será reduzido a zero.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.