A Mercedes-Benz revelou no Salão de Xangai o Concept A Sedan, uma prévia de um futuro sedã derivado do Classe A. Ele antecipa uma notável mudança na identidade visual dos carros de passeio da marca alemã, hoje criticada pelo design conservador de seus sedãs.
Embora a Mercedes já conte com um sedã compacto em sua atual linha de produtos (o CLA), o Concept A Sedan é diferente de tudo que a marca produz atualmente. Detalhes como o desenho dos faróis e da grade frontal lembram bastante o superesportivo AMG GT R e o também conceitual AMG GT Concept, e devem ser incorporados aos próximos projetos da marca.
Com 4,57 metros de comprimento, o A Sedan é 7 cm menor do que o CLA, mas é mais longo do que o Audi A3 Sedan (4,46 metros), um de seus futuros – e principais – concorrentes. A traseira tem caimento parecido com o CLA, mas as lanternas tem formato inédito na Mercedes, e lembram bastante as utilizadas pelos sedãs da Audi e Lexus.
Alguns elementos de design, no entanto, dificilmente devem ser adotados no veículo de produção, como as maçanetas embutidas na própria carroceria (como no Jaguar F-Type), os pequenos espelhos retrovisores e as grandes rodas de liga leve de 20 polegadas.
A Mercedes não diz nada sobre sua fabricação, mas a imprensa europeia já estima um possível reposicionamento do CLA no mercado. Outra hipótese é a de que ele antecipe elementos de design a serem utilizados nas futuras gerações do CLA, Classe C e Classe A.