Falta uma semana para que a nova geração do Honda Civic Type R, a versão mais potente do modelo, seja apresentada oficialmente. Mas, graças a algum funcionário que soltou uma imagem antecipadamente no site japonês da montadora, já podemos ter uma noção de como será o design definitivo do carro sem a camuflagem vermelha.
Baseado na décima primeira geração do Civic, o novo Type R traz uma grade maior que da versão original, com duas tomadas de ar nas extremidades e uma no capô. As laterais têm saias esportivas e as pinças de freio Brembo vermelhas se destacam nas rodas de 19”.
É possível ver bem pouco da traseira, apenas um pedaço do aerofólio, que será em preto, assim como os retrovisores. Pelas mulas de teste, é possível afirmar que as lanternas horizontais serão as mesmas da versão padrão e que três saídas de escapamento – uma grande central e duas menores ao lado – ficarão localizadas bem no meio do para-choque.
Por dentro, pelo que se pode ver das versões de teste, os bancos e volante serão de camurça com costura vermelha, assim como os cintos de segurança, enquanto a alavanca do câmbio será de metal. Além da cor Championship White mostrada na foto vazada, também especula-se que o modelo será vendido nas cores Boost Blue Pearl, Sonic Grey Pearl, Crystal Black Pearl and Rallye Red.
A Honda está guardando tudo para a apresentação oficial, que acontecerá na próxima quarta-feira (20), mas já mostrou do que o Civic Type R é capaz. O hot hatch quebrou o recorde entre os carros de tração dianteira no Autódromo de Suzuka, onde atingiu os 231 km/h, no início de abril.
Essa nova geração tem o motor 2.0 i-VTEC turbo atualizado para gerar aproximadamente 320 cv e 40,78 kgfm. O mais provável é que essa seja a última versão puramente a gasolina do esportivo, que deverá seguir a tendência mundial e passar a ser eletrificado a partir da sua próxima geração.
Acoplado sempre a uma transmissão manual de seis marchas com diferencial de deslizamento limitado, o Civic Type R promete ser um rival à altura do já revelado Toyota GR Corolla, que tem motor 1.6 turbo de 304 cv e 37,4 kgfm. Os dois estão confirmados para o mercado brasileiro. O Civic Type R, porém, ainda não tem previsão chegada, enquanto o GR Corolla deve desembarcar por aqui já em 2023.