A quarta e mais nova geração dos Bentley Continental GT e GTC conversível foi revelada e traz alguns elementos visuais do Bentley Batur. A grande revolução está na mecânica, pois o antigo motor W12 foi aposentado e quem estreia é um novo trem de força V8 híbrido plug-in com mais de 770 cv. São os Bentley mais potentes da história.
Coube justamente ao Bentley Batur fazer a despedida do motor W12 e vem dele a inspiração para os faróis maiores, para a grade menor e para as entradas do para-choque do novo Bentley Continental GT.
O perfil segue praticamente inalterado, enquanto as lanternas traseiras são mais alongadas e com gráficos em led em forma de jóia. O restante da carroceria parece o mesmo, mantendo os para-lamas musculosos e linhas fortes.
O mesmo padrão foi levado para dentro do carro, com muitos aspectos herdados da terceira geração. Porém, os engenheiros da Bentley melhoraram o isolamento acústico, adicionaram mais tecnologia, assistências ADAS e um sistema de infoentretenimento mais avançado, mas mantém a mesma tela de 12,3 polegadas no meio do painel.
Os destaques do luxuoso interior incluem um novo padrão de estofamento, assentos ajustáveis em 20 posições e três sistemas de áudio feitos pela Naim. Como acontece com todos os modelos da fábrica de Crewe, o Continental GT oferece materiais de alta qualidade que ainda podem personalizar de forma mais sofisticada pela divisão Mulliner.
Após a descontinuação dos motores W12 e V8 antigos, sem eletrificação, o grande destaque dos novos Continental está sob o capô. O novo V8 4.0 biturbo de 591 cv está acoplado a um único motor elétrico de 187 cv. Juntos, eles geram 771 cv e 101,9 kgfm. A transmissão é de dupla embreagem de oito velocidades.
A bateria do sistema híbrido tem 25,9 kWh de capacidade e é montada no eixo traseiro para otimizar o equilíbrio de peso. Segundo a empresa, o modelo tem um alcance de 81 km no ciclo elétrico é uma autonomia combinada de 859 km.
Apesar do peso extra da bateria, a nova geração do Continental GT está, além de mais potente, mais rápida que a anterior. O Continental GT Speed acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e tem uma velocidade máxima de 335 km/h. Isso o torna 0,4 segundos mais rápido que o antigo W12. Porém, o Continental GTC Speed conversível completa o de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e tem uma velocidade máxima limitada de 285 km/h.
Além da motorização, todo um aparato mecânico foi feito para essa nova geração. O novo Bentley se beneficia de um sistema de tração integral com vetorização de torque e um diferencial limitado eletronicamente no eixo traseiro.
Além disso, o Bentley Performance Active Chassis passa a incluir uma barra estabilizadora ativa com sistema de 48V, uma nova suspensão pneumática de duas câmaras, amortecedores adaptativos de válvula dupla, uma nova geração de software de controle ESC e esterçamento também das rodas traseiras, garantindo melhor dinâmica de condução.
As entregas dos novos Bentley Continental GT Speed e GTC Speed começarão no final de 2024. Eles serão fabricados na sede da empresa em Crewe, no Reino Unido, com preços a serem definidos em breve.