Corolla Cross 2022: versões, detalhes, preços e mais de 90 fotos!
SUV que promete ameaçar o Compass aposta em versões híbridas para conquistar o consumidor dos SUVs médios
Já lançado, o novo Corolla Cross já está em contagem regressiva para chegar às lojas em 25 de março. Ao contrário do que o nome sugere, entretanto, não se trata de um sedã aventureiro, mas do SUV médio que promete ameaçar a liderança do Jeep Compass na categoria.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A briga, entretanto, não será fácil; tanto pelo domínio do Jeep Compass entre os SUVs médios quanto por outros modelos que prometem acirrar a disputa, como o novo Captur e o Volkswagen Taos.
Versões e preços do Corolla Cross
Preços do Toyota Corolla Cross:
Corolla Cross XR 2.0 – R$ 143.490
Corolla Cross XRE 2.0 – R$ 153.690
Corolla Cross XRV Hybrid – R$ 177.290
Corolla Cross XRX Hybrid – R$ 184.490
Corolla Cross XRX Hybrid Special Edition – R$ 183.980 (esgotado)
–
Versões e equipamentos do Toyota Corolla Cross:
Corolla Cross XR 2.0 – sete airbags, câmera de ré com projeção na central multimídia (só as versões XRE, XRV e XRX têm guias dinâmicas), controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.
Corolla Cross XRE 2.0 – soma sensor de chuva, banco de material sintético, borboletas para trocas sequenciais, banco traseiro com apoio de braço e piloto automático.
Corolla Cross XRV Hybrid – sensor de chuva, alerta de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de tráfego traseiro e Toyota Safety Sense (TSS), com sistema pré-colisão frontal, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e faróis altos automáticos.
Corolla Cross XRX Hybrid – soma ar-condicionado de duas zonas, interior em couro bege, teto solar, quadro de instrumentos digital, banco do motorista com ajuste elétrico e iluminação interna ambiente.
Corolla Cross XRX Hybrid Special Edition – Limitado a 1.200 unidades no lançamento, tem soleiras nas portas, carregamento por indução, estribo lateral e bandeja do porta-malas.
Para se diferenciar, a Toyota pretende aproveitar o nome do sedã médio mais vendido do Brasil, além de sua plataforma e mecânica, prometendo manutenção tão acessível quanto a do Corolla 2022.
Fotos do Toyota Corolla Cross 2022
Corolla Cross XRX Hybrid
Corolla Cross XRE 2.0
A pré-venda do modelo já começou e concessionárias já vêm fazendo reservas — algumas cobrando até R$ 5 mil como sinal de compra. O prazo de entrega girará em torno de 30 dias a partir do lançamento, com versões híbridas podendo levar até um mês e meio. Oficialmente, as vendas terão início em 25 de março.
Aposta elétrica
Outro destaque que a Toyota pretende dar é às versões eletrificadas: deverão corresponder por 30% das vendas, sendo 3% para a versão XRV e 25% para a topo de linha XRX. A versão mais vendida do Corolla Cross, porém, será a XRE 2.0, com 65% da produção. A XR ficará com 5%.
Teste de desempenho – Toyota Corolla Cross XRE 2.0 Flex
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 10,5 s
0 a 1.000 m:
31,8 s – 167,9 km/h - Velocidade máxima: não divulgada
- Retomada:
D 40 a 80 km/h: 4,4 s
D 60 a 100 km/h: 5,5 s
D 80 a 120 km/h: 6,9 s - Frenagens:
60/80/120 km/h – 0 m: 14,7/26,6/61,7 m - Consumo:
Urbano: 12 km/l
Rodoviário: 15,4 km/l - Ruído interno:
Neutro/RPM max: 40,5/64,8 dBA
80/120 km/h: 61,8/68,9 dBA
Ficha Técnica – Toyota Corolla Cross XRE 2.0 Flex
- Preço: R$ 149.990
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.987 cm3, 80,5 x 97,6 mm, 16V, 169/177 cv a 6.600 rpm, 21,4 kgfm a 4.400 rpm
- Câmbio: CVT, 10 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.)/eixo rígido (tras.)
- Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
- Direção: elétrica, 10,4 (diam. de giro)
- Rodas e pneus: liga leve, 225/50 R18
Dimensões: comprimento, 446 cm; largura, 182,5 cm; altura, 162 cm; entre-eixos, 264 cm; ângulo de ataque 21°; ângulo de saída, 36°; vão livre 16,1 cm; tanque, 47 l; peso, 1.420 kg; porta-malas, 440 l
Custos das revisões do Corolla Cross 2.0:
- 10.000 km: R$ 384,33
- 20.000 km: R$ 831,00
- 30.000 km: R$ 561,00
- 40.000 km: R$ 1.155,00
- 50.000 km: R$ 558,00
- 60.000 km: R$ 1.131,00
- Total: R$ 4.620,33
Teste de desempenho – Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 1.8 Flex
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 13,4 s
0 a 1.000 m:
34,7 s – 151 km/h - Velocidade máxima: não divulgada
- Retomada:
D 40 a 80 km/h: 5,4 s
D 60 a 100 km/h: 6,9 s
D 80 a 120 km/h: 9,7 s - Frenagens:
60/80/120 km/h – 0 m: 14,6/25,8/58,9 m - Consumo:
Urbano: 18,3 km/l
Rodoviário: 16,9 km/l - Ruído interno:
Neutro/RPM max: 47,6/ – dBA
80/120 km/h: 59,9/68,7 dBA
Ficha Técnica – Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 1.8 Flex
- Preço: R$ 179.990
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.798 cm3, 80,5 x 88,3 mm, 16V, 101 cv a 5.200 rpm, 14,5 kgfm a 3.600 rpm. Elétricos: 72 cv e 16,6 kgfm
- Câmbio: CVT, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.)/eixo rígido (tras.)
- Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
- Direção: elétrica, 10,4 (diam. de giro)
- Rodas e pneus: liga leve, 225/50 R18
- Dimensões: comprimento, 446 cm; largura, 182,5 cm; altura, 162 cm; entre-eixos, 264 cm; ângulo de ataque 21°; ângulo de saída, 36°; vão livre 16,1 cm; tanque, 36 l; peso, 1.450 kg; porta-malas, 440 l
Custos das revisões do Corolla Cross Híbrido:
- 10.000 km: R$ 443,06
- 20.000 km: R$ 846,00
- 30.000 km: R$ 600,00
- 40.000 km: R$ 1.182,00
- 50.000 km: R$ 594,00
- 60.000 km: R$ 960,00
- Total: R$ 4.625,06