Correio Técnico: compensa reduzir marcha no câmbio CVT em desacelerações?
Faz sentido reduzir a marcha durante as desacelerações para poupar os freios, ou isso prejudicaria o câmbio CVT?
Vale a pena desacelerar fazendo reduções para economizar o freio ou isso acentua o desgaste do câmbio CVT? – Antonio Carlos Wosgrau, Brasília (DF)
A redução do desgaste do sistema de freios pode ser atenuada pelo efeito “freio-motor” através das reduções de marchas. No entanto, há cuidados que devem ser tomados para evitar problemas com a transmissão.
Segundo o engenheiro da SAE Brasil Everton Silva, no caso específico do câmbio CVT é necessário observar que esse sistema tem limitações, em especial em suportar altos níveis de torque, devendo o condutor tomar cuidado no momento de realizar as reduções, principalmente em altas velocidades.
Portanto, é recomendado que o motorista conheça as velocidades de troca de marcha do veículo, disponível no manual do proprietário, aplicando essa relação de velocidade versus marcha para as passagens, tanto na aceleração como na redução, o que evitará sobrecarga.
Respeitado isso e a garantida à execução das manutenções indicadas pelo fabricante, não há preocupação quanto ao desgaste prematuro.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.