O que é o ponto H de um veículo? Para que serve e quais são as variações que existem entre os diferentes tipos de carroceria? – Francisco Assis Lima, Brasília (DF).
Quem responde é o engenheiro associado da SAE Brasil, Antonio Carlos Bertelli. Segundo ele, o ponto H é o ponto de referência que serve para determinar campo de visão do motorista, posição do volante, painel de instrumentos, pedais, retrovisores, conforto dos assentos e facilidade de entrada e saída do veículo, entre outras coisas.
Ele influencia até na aerodinâmica do carro em função dos limites da altura do teto e da inclinação do para-brisa. Quanto à segurança, o ponto H também se relaciona com a instalação de dispositivos como airbags, cintos, reforços estruturais da carroceria e no próprio projeto dos bancos..
Sendo assim, o ponto H serve para determinar diversos parâmetros no projeto de um veículo, desde a ergonomia do seu interior até o projeto de segurança no desenvolvimento de um automóvel.
As variações que existem entre os diferentes tipos de carroceria é que em um ponto H mais baixo ou rebaixado dá um maior prazer ao dirigir por facilitar a interação do motorista com o veículo, que é o caso dos esportivos.
Já ao contrário, um ponto H elevado traz mais conforto referente à área de visão mais ampla e à facilidade de acesso ao assento e passa pela posição de dirigir normalmente mais cômoda, que é o caso de SUVs, minivans e picapes.
Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.