Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Corrida de faróis

BMW e Audi anunciam quase ao mesmo tempo a chegada de carros com iluminação por laser

Por Hairton Ponciano Voz | Infográfico Marcelo Garcia
Atualizado em 9 nov 2016, 14h00 - Publicado em 31 ago 2014, 14h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • geral

    Depois do xenônio e do led, estamos entrando na era da iluminação: a dos faróis de laser. Os alemães saíram na frente. Nas pistas, a primazia foi da Audi. Na 24 Horas de Le Mans, disputada em junho, o protótipo Audi R18 e-tron (que papou o primeiro e o segundo lugares da prova) iluminou retas e curvas muito antes dos rivais, graças à nova tecnologia.

    Nas ruas, a competição iluminada tem sido mais parelha.Tanto BMW como Audi se intitulam como a primeira a oferecer o recurso. A montadora de Munique soltou um comunicado à imprensa em fevereiro, anunciando seu recém-lançado esportivo i8 como o primeiro veículo de série com faróis de laser (e alertando que eles serão oferecidos como opcionais). Em maio, a concorrente de Ingolstadt divulgou que a série especial R8 LMX é a primeira a vir com a tecnologia laser, também nos faróis altos. A disputa agora é saber quem chega antes ao mercado: o BMW i8 está previsto para novembro e o Audi R8 para “este verão” (o que na Europa seria entre junho e setembro).

    O melhor disso é que, enquanto as alemãs disputam a corrida dos faróis, os caminhos noturnos vão ficando mais claros. Os faróis de laser oferecem uma série de vantagens em relação aos convencionais e mesmo aos de xenônio e leds, como se pode ver ao lado. Além de mais seguros (por iluminar mais e melhor), eles são mais econômicos e ambientalmente amigáveis. Por não aquecer, o diodo de laser não disperdiça energia em forma de calor e, por ser mais leve, colabora no esforço das fábricas para a redução de peso.

    COMO FUNCIONA

    Os diodos de laser (1) emitem primariamente uma luz azulada. Os feixes de luz são orientados por rebatedores (2) até um conversor fluorescente à base de fósforo (3). A convergência resulta em uma luz branca de forte intensidade, que é espelhada pelo refletor (4).

    Continua após a publicidade

    DURABILIDADE

    Especialistas afirmam que a vida útil de um diodo de laser é de cerca de 15 000 horas, a mesma de um led. Mas um farol de xenônio dura cerca de 2 000 horas e uma lâmpada incandescente funciona bem menos: de 500 a 1 000 horas.

    DESIGN

    Do tamanho de 1 mm2, o diodo de laser permite o uso de faróis mais compactos. No caso do BMW i8, um refletor com menos de 30 mm2 de diâmetro é suficiente, enquanto um refletor de xenônio precisa ter ao menos 70 mm2 e os destinados à lâmpadas halógenas e de xenônio exigem um conjunto de aproximadamente 120 mm2.

    BRILHO

    A intensidade de luz de um diodo de laser é dez vezes maior que a gerada por um led, o qual por sua vez se iguala ao xenônio, que produz uma luz três vezes mais brilhante que a de um farol convencional.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.