Ela é uma submarca de luxo da espanhola Seat, mas a Cupra vem aproveitando bem as tecnologias do Grupo Volkswagen em seus lançamentos. Mais especificamente, as da família ID., de carros elétricos da VW: depois do Cupra Born, baseado no Volkswagen ID.3, é vez do Cupra Tavascan ser revelado.
A carroceria de SUV cupê e propulsão totalmente elétrica já indicam seu parentesco com o Volkswagen ID.5, quase um Nivus elétrico gigante, que também tem versão esportiva GTX. Do primo alemão, o utilitário concebido em Barcelona também aproveita a moderna plataforma MEB, exclusiva para carros elétricos.
Para oferecer diferenciais relevantes em relação ao ID.5, o Tavascan aposta de cara no visual. O estilo comportado (e muito parecido) de todos os carros da família ID. some completamente no esportivo, que, sem grade frontal, acaba destacando bastante a entrada de ar que arrefece as baterias.
Os faróis são compostos por matrizes de leds e têm assinatura marcada pelos três triângulos de iluminação em cada peça. O perfil lateral do carro, segundo a Cupra, foi feito para realçar as rodas aerodinâmicas de aro 21, enquanto a traseira repete os padrões triangulares na lanterna, mas com perspectivas tridimensionais.
Por dentro, os números não mudam tanto em relação ao ID.5, e há central multimídia de 15’’ e quadro de instrumentos com cerca de 5’’, ambos flutuantes. A estética, por outro lado, é completamente oposta aos ID., com bastante combinação de tons em bronze e prata.
O console central, por exemplo, traz uma peça prateada que cobre as entradas USB e porta-objetos; nela, só há o botão do pisca-alerta em destaque, triangular como outros elementos do carro. Os tecidos que revestem a cabine são todos de origem reciclada, e incluem materiais que equivalem a Suede e couro. Completando o pacote esportivo, há bancos em concha que, segundo a marca, tem peso “reduzido”.
Mecânica
O Cupra Tavascan chegará às concessionárias em duas versões. A mais barata é monomotor com tração traseira — o Tavascan Endurance —, que entrega 286 cv e 55,6 kgfm. Já o Tavascan VZ, topo de linha, esbanja dois motores, tração integral e fartos 340 cv e 69,2 kgfm.
Recursos como a gestão térmica eficiente das baterias e uso de componentes leves — o motor dianteiro, por exemplo, pesa apenas 60 kg — contribui para a autonomia do Tavascan. Ela varia entre 550 km e 570 km, em ciclo WLTP combinado, apesar de apenas de 77 kWh de capacidade das células.
A recarga pode ser feita a até 135 kW, que não é muito. Entretanto, segundo a espanhola, em menos de meia hora na tomada é possível levar a bateria de 10% a 80%.
Curiosamente, o Cupra Tasvacan não será produzido na Espanha, e sim em Anhui, China. O SUV cupê esportivo chegará ao mercado em 2024, buscando ajudar a Cupra a bater, pelo segundo ano consecutivo, seu recorde de vendas.