Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dacia Spring é Renault Kwid elétrico melhorado para ser vendido na Europa

Versão europeia tem seis airbags, controles de estabilidade e tração e até frenagem autônoma de emergência

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 out 2020, 16h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • dacia-spring-2021-202071789-1602709747_1
    (Dacia/Divulgação)

    Carros da Dacia serem transformados em Renault em países emergentes é algo comum. Mas ver um Renault desenvolvido para mercados emergentes sendo transformado em Dacia para ser vendido na Europa é inédito.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

    Pois foi isso que aconteceu com o Renault Kwid. O pequeno hatch foi criado na Índia pela Renault, ganhou versão elétrica na China (onde, inclusive, dirigimos ele) e agora foi transformado no Dacia Spring para ser o carro elétrico mais simples, eficiente e barato da Europa.

    Continua após a publicidade
    DACIA SPRING ELECTRIC (BBG)
    (Dacia/Divulgação)

    Será, também, o primeiro carro elétrico da Dacia, que nem sequer tem um híbrido à venda. Mas além dos detalhes laranja espalhados pela carroceria (opcionais) e da grade exclusiva, o carro é, basicamente, igual ao Renault K-ZE vendido na China, com direito a faróis divididos em duas peças à moda da Fiat Toro.

    Continua após a publicidade
    dacia-spring-2021-202071789-1602709803_6
    (Dacia/Divulgação)

    Também por isso o interior não surpreende. É como o das versões a gasolina, mas o quadro de instrumentos com velocímetro digital ao centro é próprio dele e também exibe informações úteis de autonomia e carga. A central MediaNav de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay é o principal equipamento.

    dacia-spring-2021-202071789-1602776238_7

    Continua após a publicidade

    O “gostinho” de carro europeu aparece na lista de equipamentos de segurança completa, com direito a seis airbags, controles de estabilidade e tração, chamada de emergência e frenagem autônoma de emergência. Também tem piloto automático e faróis com acendimento automático.

    dacia-spring-2021-202071789-1602709779_4
    (Dacia/Divulgação)

    Basta ver pelos detalhes mecânicos, porém, que se trata de um carro de pretensão urbana que realmente está empenhado em se tornar acessível. O motor elétrico entrega 44 cv e 12,7 kgfm, o que justifica a velocidade máxima de 125 km/h.

    Continua após a publicidade
    dacia-spring-2021-202071789-1602709771_3
    (Dacia/Divulgação)

    É pouco para um carro elétrico mas que permite que a pequena bateria de 26,8 kWh garanta autonomia para 225 km em ciclo WLTP. Mas, de acordo com a Dacia, em ciclo urbano a autonomia sobe para 295 km. Com o uso do modo ECO, que limita a potência do motor a 31 cv, ainda é possível estender a carga em 10%.

    O tempo de recarga completa varia entre menos de 14h, em uma tomada doméstica, e apenas 1h para alcançar os 80% em um carregador rápido de 30W.

    Continua após a publicidade
    dacia-spring-2021-202071789-1602709759_2
    (Dacia/Divulgação)

    A Dacia só vai divulgar os preços para o Sping na Europa no segundo trimestre de 2021, mas já adiantou que o carro terá garantia de 3 anos ou 100.000 km, enquanto a garantia da bateria é de 8 anos ou 120.000 km.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas 737 60 anos

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.