De novo? Chevrolet Bolt sofre novo recall por risco de incêndio
O problema estaria nos gases do exaustor do pré-tensionador do cinto de segurança, que podem incendiar o carpete da coluna B
Parece que a novela entre o Chevrolet Bolt e os riscos de incêndio não termina. Mas se antes o problema estava no conjunto de baterias defeituosas, desta vez ele ocorre em um lugar um pouco mais inusitado.
A GM descobriu, através de seu programa interno de sugestões de segurança Speak Up For Safety, que o exaustor do pré-tensionador do cinto de segurança poderia atear fogo no carpete que reveste a coluna B. O caso foi relatado em setembro de 2022 e veio da Coreia do Sul, onde após um acidente, um Bolt 2018 pegou fogo justamente na parte inferior do pilar central.
Para sanar o problema, a GM está convocando um recall para os Bolt ano modelo 2017 a 2023 em toda a América do Norte. Ao todo cerca de 140.000 veículos, dos quais 111.242 são dos EUA, passarão por uma vistoria a partir do dia 30 de janeiro.
Porém, a montadora estima que apenas 1% têm o defeito que possa ocasionar o incêndio. Em outubro, a montadora deu início ao processo de investigação do caso. Em três testes houve incêndio próximo ao exaustor do pré-tensionador, o que levou a GM a iniciar a campanha de recall no dia oito de dezembro.
O reparo consiste em colocar uma placa de metal sobre o carpete da coluna B, que evitará a ignição do tecido em caso de acidentes. Em casos mais extremos, também será instalada uma cobertura para o exaustor do pré-tensionador.
Os veículos convocados pelo recall são aqueles construídos entre 26 de julho de 2016 e 25 de outubro de 2022. Após essa data, todos os modelos começaram a sair de fábrica com a placa de metal inclusa.
Embora a primeira ocorrência que se tem conhecimento tenha vindo da Coreia, ainda não foi informado se os Bolt vendidos em outros países, como o Brasil, também passarão pelo recall.