O maior evento da Porsche aconteceu na última semana. No lendário autódromo de Laguna Seca, em Monterey, nos Estados Unidos, mais de 300 de veículos da marca e 91.000 pessoas se reuniram entre os dias 28 e o dia 1 para o Porsche Rennsport Reunion 7, a sétima edição da maior reunião de Porsches do mundo.
A Porsche levou para o circuito os principais modelos da sua história, além de suas principais novidades. Lembra do 911 GT3 R Rennsport? Aquele mesmo que não segue nenhuma regra da FIA e por isso é o mais insano dos 911. Ele marcou presença, sendo apresentado oficialmente durante o evento e encantando os presentes.
Não é por menos, o modelo é baseado no 911 GT3 atual e tem sob o capô o mesmo motor Boxer traseiro 4.2 de seis cilindros, mas ele é ajustado para gerar 620 cv, muito mais que os 500 cv da versão original. Além disso, ele chama atenção pela gigantesca asa traseira, que faz parte de um projeto aerodinâmico especial desenvolvido pela Porsche para esse modelo.
“Eu me diverti muito na cabine. […] Entrei na pista e tudo pareceu ótimo imediatamente: ótimo equilíbrio do carro, muita aderência e aceleração incrível. Nunca fui tão rápido em Laguna Seca antes!”, disse o piloto alemão e embaixador da Porsche, Jorg Bergmeister.
E os suspiros do piloto não são para menos. Durante o evento, o GT3 R Rennsport estabeleceu um tempo de volta de 1:20, quatro segundos mais rápido que a versão padrão.
A categoria dos hipercarros também estava muito bem representada pelo Porsche Penske Motorsport 963. O 963 nada mais é que o atual competidor na montadora no WEC e disputa uma das principais categorias: a LMDh (Le Mans Daytona hybrid). Para testar suas capacidades para a temporada 2024, o modelo foi entregue para a equipe Penske Motorsport, onde disputará o campeonato americano de enduro, o IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
No IMSA, o 963 será colocado à prova disputando a Road Atlanta, também chamada de “Petit Le Mans” (pequena Le Mans, na tradução) por ter 10 horas de duração, neste mês outubro. Em setembro, também no IMSA, o carro da Porsche conseguiu uma dobradinha na Indianapolis Motor Speedway.
Para 2024, a equipe Jota Hertz uma das que competem com o 963 no WEC está tentando trazer um piloto de peso. Sebastian Vettel, tetracampeão consecutivo de Fórmula 1, está em negociação com a equipe.
A velocidade também esteve presente fora da pista. Nos consoles, a Porsche realizou o Esports Challange USA, um campeonato de Gran Turismo 7. O grande ganhador foi Randall Haywood, que conquistou seu segundo título consecutivo. Ele teve a honra de receber o troféu das mãos de Kazunori Yamaguchi, criador da franquia, e ainda levou U$ 15.000.
Entre tantos carros ultra rápidos e clássicos, como o 917 pintado nas cores da Gulf, famoso por ser o primeiro Porsche a ganhar uma Le Mans, havia ali um grupo um pouco menos descolado. Para quem não sabe, a Porsche também fabrica tratores desde 1950 e já é tradição uma corrida entre eles durante a Rennsport Reunion.
View this post on Instagram
As máquinas agrícolas não passam dos 24 km/h, mas fazem a alegria dos visitantes e de um em especial. A lenda da NBA e ex-colega de time de LeBron James, Dwayne Wade, ficou encantado com os tratores. Agora aposentado, Wade não perdeu a chance de correr com um dos tratores e disse que eles lembravam os campos de Illinois, sua terra natal.