Denatran vai impedir licenciamento de carros com recall pendente
Nova lei de trânsito, que entra em vigor em 12 de abril, obriga proprietários a fazerem os recalls de seus veículos para que o licenciamento seja liberado
Desde 2019 carros que não comparecessem às campanhas de recall poderiam ter um aviso no no documento (CRLV). Mas o cerco a carros com recall pendente está se fechando ainda mais, pois a partir da próxima segunda-feira (12/03) o proprietário que não fizer o recall em seu veículo será impedido de fazer o novo licenciamento.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
A nova lei de trânsito brasileira traz essa mudança importante e a alteração foi destacada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Segundo o órgão, o recall não atendido após um ano da notificação será automaticamente incluído no Certificado de Licenciamento Anual do veículo, e o mesmo só poderá ser licenciado a partir da comprovação do serviço realizado.
O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, explica: “A partir de agora, no licenciamento anual, será necessário comprovar que os recalls estão em dia. Esses chamamentos são importantes para evitar danos à segurança viária.”
O Denatran também esclarece que o recall feito pela montadora é totalmente gratuito e garantido por lei. O proprietário só precisa levar o veículo até a concessionária mais próxima para efetuar o conserto. Por lei, as campanhas não podem ter prazo de validade.
Após fazer o reparo, a fabricante terá 15 dias para informar ao sistema do governo sobre o conserto feito em cada unidade. Já o proprietário terá um recibo com o dia, horário, duração e local onde o recall foi feito.
O órgão de trânsito comunica os proprietários via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e por carta física, mas o motorista também pode consultar essas pendências no site oficial do Denatran.
Outro ponto que o secretário toca é no fato de que as multas leves e médias poderão ser transformadas em advertências e que haverá a criação do cadastro positivo de condutores que concede benefícios fiscais e tarifários aos motoristas que não cometerem infrações por um período de 12 meses.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.