Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Depois de duas negociações falhas, Porsche desiste de entrar na Fórmula 1

Segundo site americano The Race, montadora alemã não estaria mais interessada de entrar na F1 após ter proposta recusada pela RBR e McLaren

Por João Vitor Ferreira
23 mar 2023, 19h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Parece ser o fim do sonho da Porsche de voltar à Fórmula 1. A montadora estava em negociações com Red Bull e McLaren para formar uma parceria para fazer parte do grid a partir de 2026, quando a nova regra para motores entrará em vigor. Mas, por querer adquirir uma parte majoritária das equipes, as negociações não deram certo, como relata o site The Race.

    Inicialmente, os planos da montadora eram de comprar 50% dos direitos da Red Bull. Pela primeira vez, a RBR irá desenvolver e produzir seus próprios motores, graças a criação da nova divisão Red Bull Powertrains. A intenção da Porsche era usufruir dessa infraestrutura para não ter que começar um projeto do zero.

    Aparentemente, a Red Bull não quis ceder a metade dos seus direitos e, consequentemente, passar o controle da equipe para a mão dos alemães. Quem se aproveitou da situação foi a Ford, que deu um ‘chapéu’ na Porsche e fechou uma parceria com a RBR a partir de 2026, auxiliando a equipe no desenvolvimento do novo motor.

    Porsche F1 Footwork
    Porsche participou da F1 em 1991 em uma desastrosa parceria com a Footwork (Reprodução/Internet)

    A segunda opção da Porsche seria tentar a compra ou investimento na McLaren e utilizar o motor desenvolvido pela Audi renomeado. A montadora ‘irmã’ garantiu a presença na Fórmula 1 a partir de 2026 depois de comprar parte dos direitos da Sauber, que atualmente atua como Alfa Romeo, em janeiro deste ano. Inicialmente, a Audi detém 25% dos direitos que, por conta do acordo de patrocínio com a marca italiana, irão subir até 75% gradativamente.

    Agora, ainda há chances da Porsche entrar para a Fórmula 1, já que formalmente, nenhum executivo da montadora ou do Grupo Volkswagen pronunciou-se sobre a desistência. Mas o caminho será um tanto complicado.

    Sem adquirir uma equipe atual, a Porsche precisaria começar o desenvolvimento de uma equipe do zero. Em 2025 a FIA abrirá processo para aceitar duas novas equipes, aumentando o grid de 10 para 12 times. Seria um processo muito mais caro, que parece não interessar aos alemães.

    Continua após a publicidade
    The vehicle shown is a concept vehicle that is not available as a production model.
    Novo Fórmula 1 terá propulsão da Audi e estrutura da Sauber, que abandonará a Alfa Romeo (Divulgação/Audi)

    A Porsche perde uma ótima oportunidade de retornar à Fórmula 1, reconhecida até mesmo pelo ex-CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess. Quando anunciou o interesse de ingressar a marca na competição ele disse: “Você precisa de cinco ou 10 anos para estar entre os primeiros colocados. Em outras palavras, você só pode embarcar se tiver uma grande mudança de regra.”

    Compartilhe essa matéria via:

    A Porsche não participa da Fórmula 1 desde 1991, quando fez uma parceria desastrosa com a equipe Footwork. Agora, a montadora deve focar seus esforços na Fórmula E e no retorno para Le Mans.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.