Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dez carros que costumam ter uma séria crise de identidade

Há carros que parecem ter nascido na carroceria errada. Outros,os donos alteram radicalmente suas características originais

Por Fábio Black
Atualizado em 8 ago 2022, 13h27 - Publicado em 7 ago 2022, 11h54
Lancer Evolution
 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Evolução forçada

Quase todo Mitsubishi Lancer que se vê nas ruas tem ao menos uma mudança inspirada em sua versão esportiva Evolution, ou EVO para os aficionados de carros japoneses. Com um kit estético de padaria é possível transformar o pacato sedã à imagem e semelhança do lendário esportivo, com tração 4×4 e mais de 280 cv. A única diferença é que o motor continuará com 160 cv…

Gol 1000 Cavalos

Gol 1000
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Quando você se deparar com um Gol 1000 quadrado, aquele pé de boi dos anos 1990, cuidado: muitos deles guardam no cofre motores VW AP turbinados que rendem, por baixo, 300 cv. Não se espante se ele te der farol, nas estradas.

Caso patológico

Evoque

Continua após a publicidade

É muito comum se encontrar nas ruas SUVs rebaixados, com rodas imensas, o que desvirtua a proposta básica desses carros. Mas a própria Land Rover desrespeitou seus manuais quando decidiu desenvolver uma versão conversível do Evoque.

“Tenho um Porsche”

Fusca Preto

Porsche e Fusca têm histórias em comum. Talvez por isso, proprietários de Fusca sonhem em ter um Porsche e invistam na instalação de componentes do esportivo em seus carros. Como resultado, eles obtêm um Fusca cheio de estilo.

Continua após a publicidade

Ouro de tolo

Mercedes AMG FAKE
(Leonardo Barbosa/Quatro Rodas)

Outro caso oficial são os kits oferecidos pelas fábricas como os AMG para os Mercedes. Assim, modelos pacatos posam de esportivos apenas pelas mudanças estéticas. Mas é fácil descobrir que se trata apenas de visual. Basta ouvir o motor.

Fama de mau

Astra Sedan Rebaixado
(Divulgação/Quatro Rodas)

Sedãs são carros familiares. Mas o Astra desempenha bem o papel de bad boy. Com 140 cv, na versão 2.0 8V, é comum vê-lo rebaixado e equipado com grandes rodas e milhares de watts em sistemas de som que podem valer mais que o próprio carro.

Piloto de drift

BMW Série 3 E36
(Divulgação/Quatro Rodas)

Por conta da tração traseira, alguns olham um BMW Série 3 e logo pensam em drift. Ou seja: outro sedã transgressor. As versões mais desejadas por esses motoristas são as primeiras a chegarem ao Brasil, nos anos 1990, por terem preços mais acessíveis.

Continua após a publicidade

Tem que ter escape

Ferrari Akrapovich
(Divulgação/Quatro Rodas)

Os puristas torcem o nariz, mas muitos proprietários de Ferrari trocam os escapamentos originais por outros à procura de um som ainda mais alto que o que a fábrica italiana desenvolveu com tanto esmero e carinho.

Da lama ao caos

Ford Ka Off Road
(Divulgação/Quatro Rodas)

De tempos em tempos, surge algum modelo civil com adaptações dignas de carro do Rally Paris-Dakar. Neste caso, o Ford Ka ganhou snorkel, tração 4×4, suspensão elevada, pneus lameiros e estepe na tampa traseira. Mais fácil comprar um jipe.

Avesso do avesso

Saveiro Cross rebaixada
(Divulgação/Quatro Rodas)

Picape é feita para o trabalho. Não faltam, porém, exemplos (oficiais) para contrariar esse conceito. E a VW Saveiro Cross é um caso à parte, pois é uma picape que, além de aventureira, encontra proprietários que mandam rebaixar sua suspensão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.