Evolução forçada
Quase todo Mitsubishi Lancer que se vê nas ruas tem ao menos uma mudança inspirada em sua versão esportiva Evolution, ou EVO para os aficionados de carros japoneses. Com um kit estético de padaria é possível transformar o pacato sedã à imagem e semelhança do lendário esportivo, com tração 4×4 e mais de 280 cv. A única diferença é que o motor continuará com 160 cv…
Gol 1000 Cavalos
Quando você se deparar com um Gol 1000 quadrado, aquele pé de boi dos anos 1990, cuidado: muitos deles guardam no cofre motores VW AP turbinados que rendem, por baixo, 300 cv. Não se espante se ele te der farol, nas estradas.
Caso patológico
É muito comum se encontrar nas ruas SUVs rebaixados, com rodas imensas, o que desvirtua a proposta básica desses carros. Mas a própria Land Rover desrespeitou seus manuais quando decidiu desenvolver uma versão conversível do Evoque.
“Tenho um Porsche”
Porsche e Fusca têm histórias em comum. Talvez por isso, proprietários de Fusca sonhem em ter um Porsche e invistam na instalação de componentes do esportivo em seus carros. Como resultado, eles obtêm um Fusca cheio de estilo.
Ouro de tolo
Outro caso oficial são os kits oferecidos pelas fábricas como os AMG para os Mercedes. Assim, modelos pacatos posam de esportivos apenas pelas mudanças estéticas. Mas é fácil descobrir que se trata apenas de visual. Basta ouvir o motor.
Fama de mau
Sedãs são carros familiares. Mas o Astra desempenha bem o papel de bad boy. Com 140 cv, na versão 2.0 8V, é comum vê-lo rebaixado e equipado com grandes rodas e milhares de watts em sistemas de som que podem valer mais que o próprio carro.
Piloto de drift
Por conta da tração traseira, alguns olham um BMW Série 3 e logo pensam em drift. Ou seja: outro sedã transgressor. As versões mais desejadas por esses motoristas são as primeiras a chegarem ao Brasil, nos anos 1990, por terem preços mais acessíveis.
Tem que ter escape
Os puristas torcem o nariz, mas muitos proprietários de Ferrari trocam os escapamentos originais por outros à procura de um som ainda mais alto que o que a fábrica italiana desenvolveu com tanto esmero e carinho.
Da lama ao caos
De tempos em tempos, surge algum modelo civil com adaptações dignas de carro do Rally Paris-Dakar. Neste caso, o Ford Ka ganhou snorkel, tração 4×4, suspensão elevada, pneus lameiros e estepe na tampa traseira. Mais fácil comprar um jipe.
Avesso do avesso
Picape é feita para o trabalho. Não faltam, porém, exemplos (oficiais) para contrariar esse conceito. E a VW Saveiro Cross é um caso à parte, pois é uma picape que, além de aventureira, encontra proprietários que mandam rebaixar sua suspensão.