Dez inovações tecnológicas para seu carro
Eles obedecem a nova ordem mundial: abaixo os velhos botões e as ultrapassadas alavancas
Vanguarda europeia
Não há dúvida de que o Aston Martin Lagonda tinha um interior esquisito, mas para 1976 ele era bem futurista.
Considerado o primeiro carro de produção com um painel digital, ele trocou os comandos móveis tradicionais por botões sensíveis ao toque.
Mão boba
O que pode ser mais moderno que ativar um recurso sem pressionar nenhum botão? Por isso a indústria já inventou o comando por gestos, como os da VW e BMW (foto) ou por voz, comuns em várias centrais multimídia.
Código de honra
Os Ford Fusion e Edge têm recurso próprio para a porta: o painel numérico luminoso touchscreen permite destravá-la sem a chave.
É só passar os dedos que surge o teclado e digitar o código de cinco números.
Toque de classe
No Mercedes Classe C de 2013, o touchpad une navegação, entretenimento e áudio. Os menus são selecionados pelo botão giratório e a superfície de 6,5 x 4,5 cm insere letras e números desenhados com os dedos.
Falando com meus botões
No Fiat Uno com câmbio robotizado Dualogic Plus, a alavanca foi substituída por botões, que reproduzem as posições de uma transmissão automática convencional. Ficou melhor desse jeito. Ou será que não?
Giro que sobe e desce
A Jaguar Land Rover é outra marca que tentou revolucionar o câmbio. Seu sistema tem um comando rotativo que se levanta automaticamente para o uso. Ao desligar o carro, ele se embute no console central.
Na surdina
O Honda HR-V oferece um ar digital com comandos totalmente touchscreen. Quando desligado, o pequeno painel que traz as funções de controle ficam camuflados, dando a impressão de ser uma tela de GPS.
Lei do menor esforço
O BMW Série 7 de 2001 estreou o freio de estacionamento elétrico, operado por tecla no painel. O recurso agradou tanto que foi copiado por outras montadoras. Além de reduzir o esforço, poupa espaço no console.
Quanta sensibilidade!
O volante do Civic 2018 ganhou um recurso pouco comum: o botão do volume é físico, mas é sensível como uma tela de celular.
Basta tocá-lo com a ponta do dedo e deslizar para cima ou para baixo até o nível desejado.
Olhando para trás
O Mini modernizado surgiu em 2000, mas baseado no design do clássico inglês de 1959. Dentro dessa onda retrô, foi buscar inspiração nas teclas de aviões antigos para criar os comandos espalhados pelo painel.