Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dez minicarros nascidos e criados no Brasil

Contra aquele ditado que diz "brasileiro compra carro por metro", listamos dez histórias de minicarros que tentaram - e ainda tentam - emplacar no país

Por Redação
Atualizado em 23 nov 2016, 20h29 - Publicado em 22 jan 2016, 17h52
Dacon 828
Apenas 48 unidades do Dacon 828 foram fabricadas ()

Gurgel Supermini

Gurgel Supermini
Gurgel Supermini ()

Em 1988 nasceu o primeiro carro 100% nacional, o Gurgel BR-800. Tinha 3,2 m, quatro lugares, motor de dois cilindros e 32 cv. Em 1992 originou o Supermini (foto), com mais 4 cv e acabamento refinado. Viveu os últimos dias da Gurgel, em 1993.

 

Gurgel Itaipu

Gurgel Itaipu
Gurgel Itaipu ()

O Itaipu foi mostrado no Salão de 1974. A forma da carroceria lembrava uma caixa de panetone de 2,7 m de base. Mas o destaque era seu motor elétrico de 3,2 kW (4,2 cv), que o levava a 50 km/h e, segundo o dono do protótipo sobrevivente, roda até 80 km com uma carga.

 

Dacon 828

Dacon 828
Dacon 828 ()

Paulo Goulart, dono da Dacon, cortou o motor 1.3 e o chassi do Fusca (o banco traseiro virou dianteiro) e pôs rodas  aro 10, do Mini Cooper. Anísio Campos fez a carroceria de 2,5 m, com soluções como a porta recortada para não raspar em calçadas. Viveu de 1982 a 1986.

 

PAG Nick

PAG Nick
PAG Nick ()

Outro projeto de Anísio Campos para a Dacon: uma Saveiro 25% menor (passa a ter 3 m) com formato hatch e preço 50% maior. A ideia era fazer 50 por mês – apesar de caro, era exclusivo. A volta das importações baixou seu apelo. Vendeu 150 unidades, de 1988 a 1991.

 

Mini-Puma

Mini-Puma
Mini-Puma (Carlos Namba/Quatro Rodas)

Houve duas tentativas de criar o Mini-Puma. A de 1974 previa design próprio, motor holandês DAF e consumo de 20 km/l. A segunda, de 1982, era para montar esse Daihatsu (foto). Também não vingou, mas uma geração seguinte desse carro veio em 1995: é o Cuore.

Continua após a publicidade

 

Gurgel Moto-Machine

Gurgel Moto-Machine
Gurgel Moto-Machine ()

Versão mais curta e alegre do BR-800, mostrada no Salão de 1990. Tem dois lugares, 2,9 m, estepe continental e portas removíveis – assim como o teto e o para-brisa. Bancos de couro e rodas de liga leve eram opcionais. Foram 177 unidades fabricadas.

 

Gurgel XEF

Gurgel XEF
Gurgel XEF ()

Apesar de ter enxutos 3,1 m, era um carro para chefes – com estilo inspirado nos Mercedes e luxos como vidros elétricos e porta-luvas em forma de pasta executiva. Largo (1,72 m), leva três passageiros lado a lado. De 1983 a 1986, vendeu menos de 200 unidades.

 

Alcar 400

Alcar 400
Alcar 400 ()

Para sair do lugar, o Alcar (1982), precisava de um empurrão. A carroceria de dois lugares (com 2,4 m), previa motor traseiro de Honda CB400, – só previa, não teve. Sem o empurrão de uma grande empresa, o belo protótipo, trabalho de faculdade, não foi para a frente.

Continua após a publicidade

 

Emis Art

Emis Art
Emis Art ()

Com 3,1 m e dois lugares, o Art foi artista – atuou na novela Cambalacho (1986). Tem chassi e carroceria próprios, e o resto é uma salada: motor VW 1 600, para-brisa, portas e vidro traseiro de Marajó, painel de Gol, volante de Passat, lanternas de Panorama e faróis de Brasilia.

 

PodCycle

PodCycle
PodCycle ()

Desenvolvido a partir de uma ideia dos estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, o PodCycle é um veículo elétrico de dois lugares, planejado para fazer parte de uma rede de compartilhamento. O projeto autualmente recebe doações via crowdfunding, e deve começar um tour promocional no segundo semestre de 2016.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.