Amantes dos muscle cars até sentem calafrios quando ouvem falar sobre eletrificação. É quase impossível imaginar modelos como Dodge Charger e Challenger sem os enormes (e muito poluidores) motores V8. Mas para acompanhar as novas leis ambientais e tendências da indústria, a marca do grupo Stellantis terá que reinventar seus clássicos “na marra”.
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Matt McAlear, chefe de Operações de Vendas da marca, é otimista em relação ao futuro dos muscle cars. Em entrevista ao site Muscle Car & Trucks, o executivo não entrega datas para o fim do motores V8 Hemi, mas garante que o futuro é de fazer jus à história dos clássicos esportivos americanos.
Segundo McAlear, é momento de curtir a “despedida de solteiro” dos motores a combustão e aproveitar o que de melhor tem deles, com safra atual marcada por modelos como o Dodge Challenger Hellcat Redeye, por exemplo.
“Não houve uma data desenhada na areia dizendo que você não poderá mais comprar Hemi com bloco de ferro, mas todos sabem que está chegando e querem aproveitar (o agora) enquanto podem”, explicou, prometendo substitutos “muito mais emocionantes”.
A reinvenção não deve ser tarefa muito difícil quando se trata de potência, dado que motores elétricos podem facilmente superar os 808 cv do Challenger Hellcat, além de garantirem torque praticamente instantâneo, entre outras vantagens.
Outro fator que também pode ser contornado é o ronco do motor. Para os mais puristas, o barulho de um V8 pode soar como música para os ouvidos, privando as versões elétricas de um dos maiores charmes da categoria. Entretanto, já existem sistemas que podem simular o barulho de motores a combustão, como o opcional do Porsche Taycan. O ronco simulado, entretanto, vem sendo alvo de considerável resistência.
McAlear não especificou como a Dodge manterá os muscle cars vivos, mas afirmou que as pessoas anseiam pela chegada de coisas novas e garante que a Dodge está trabalhando para que seus carros não percam a essência. “Todo mundo sabe que a eletrificação está chegando, vamos reinventar o muscle car no que diz respeito à Dodge. Estou extremamente entusiasmado com o rumo que o futuro está tomando, mas agora todo mundo está curtindo ‘a despedida de solteiro’. Este é o último grito.”
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