Dodge Charger Pursuit: a mais impiedosa das viaturas americanas
Com um V8 de 375 cv e muita tecnologia, o sedã é um muscle car a serviço da lei
Ao contrário das viaturas do Brasil, que são basicamente veículos comuns com adesivo e giroflex, os carros de polícia dos Estados Unidos são projetados desde o início para o trabalho intenso de patrulha e perseguições. Atualmente, o topo desse segmento (que inclui picapes, SUVs e sedãs da Ford) é o Dodge Charger Pursuit, que traz como credenciais um motor V8 5.7 de 375 cv e um visual que espanta até quem tem ficha limpa.
LEIA MAIS:
>> Tensão e adrenalina no curso de pilotagem da Polícia Militar
>> Ford F-150 é preparada para servir como viatura policial
>> Polícia de Dubai apreende 81 carros em rachas
Visualmente, o Dodge Charger Pursuit mantém o desenho do Charger comum. As linhas musculosas continuam lá, mas são complementadas pela barra de proteção frontal, as rodas de aço de 18 polegadas, os faroletes e as luzes características de viaturas policiais posicionadas no teto, na grade dianteira e no vidro traseiro. Opcionalmente, as autoridades poderão requisitar blindagem com índice de proteção NIJ nível III+.
Entre os principais destaques da viatura estão as barras de proteção nas portas para maior proteção em colisões laterais, zonas de deformação na dianteira e traseira para melhor absorção de impacto, sirene de 100 watts e chave com transponder e código de segurança (que imobiliza o motor). Há ainda a útil função “Stealth Mode”, que escurece o painel de instrumentos e a central Uconnect para menor visibilidade do carro em patrulha, além da câmera de segurança traseira, entre outros. O interior conta com acabamento mais simples em relação aos Charger “civis”, além de possuir console central com comandos do giroflex e espaço para alocar laptops e armas.
Para melhor desempenho nas perseguições, o Dodge Charger Pursuit tem um controle de tração para altas velocidades, com função de evitar que as rodas patinem durante as constantes aceleradas. Para isso, os freios são acionados automaticamente em combinação com um limitador de torque do motor. Há ainda controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, apoio de frenagem na chuva e sistema que inibe o deslocamento do câmbio automático para fora de “P” sem que se coloque o pé no freio antes. A segurança não fica em segundo plano, pois a viatura conta com airbags frontais, laterais, cortina e de joelho para o motorista. Inclusive, com tecnologia de acionamento em múltiplos estágios – com bolsas que inflam com força adequada à gravidade do impacto.
Quem se atrever a tentar correr desse Dodge, terá trabalho. O Charger Pursuit conta com o conhecido V8 5.7 Hemi de 375 cv e 53,9 mkgf de torque, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de cinco marchas – alocada na coluna de direção para liberar espaço no console central, além de tração integral. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em 5,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 239 km/h.